Muitas emoções. É o que reserva a quarta prova da temporada da Fórmula Truck, a ser disputada no próximo domingo (30), no Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Além das novidades como a separação das categorias GT Truck e F-Truck, uma terceira prova (se chamara SpeedMax), o cronometro ser parado todas as vezes que houver intervenção do Pace Truck, a etapa de Campo Grande será válida pela Copa Mercosul e pelo Campeonato Interestadual.
A Copa Mercosul tem três etapas. A de Rivera, no Uruguai, a de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; e a prova de encerramento da temporada, marcada para o dia 1º de dezembro, em Cascavel, no Paraná. Já o Campeonato Interestadual é composto pelas sete provas disputadas em solo brasileiro.
Copa Mercosul
A Copa Mercosul tem como líder da categoria GT Truck o paranaense João Batista dos Santos Filho, o Joãozinho Santa Helena, que com um caminhão DAF, venceu a abertura da temporada, em Rivera, no Uruguai. Ele soma 105 pontos, ao passo que o paranaense Pedro Muffato é o vice-líder, com 90 pontos. Em terceiro aparece o também paranaense Douglas Torres, com 80 pontos; seguido pelo catarinense Álvaro Bendo, com 75; pelo gaúcho Jorge Ribeiro, 70; e pelo catarinense Everton Fontanella, com 65 pontos.
Na categoria F-Truck, a liderança é do paranaense Márcio Rampon, com 105 pontos. A vice-liderança é do gaúcho Douglas Collet, com 90 pontos; o paranaense Thiago Mânica aparece em terceiro, com 80 pontos; ao passo que o paulista Felipe Fraguas ocupa a quarta colocação, somando 75 pontos,
Interestadual
O Campeonato Interestadual também tem os paranaenses na liderança das duas categorias. Na categoria GT Truck, Pedro Muffato está na primeira colocação, com 230 pontos. A vice-liderança é do gaúcho Rafael Fleck, com 180, estando à frendo dos catarinenses Túlio Bendo (160 pontos), Everton Fontanella (135), do gaúcho Jorge Ribeiro (130) e do mineiro Rodrigo Gomes Soares (125 pontos), que pela ordem, fecham as seis primeiras colocações na classificação do campeonato.
Já na categoria F-Truck tem a liderança é do paranaense Márcio Rampon, com 220 pontos. Na sequência veem os paranaenses Gilmar Antonio Mottin (145 pontos) e Carlos Conci (()); o paraguaio Geovani Ferreira dos Santos (90); o gaúcho Tiago Bellaver (80) e o paranaense Fabrício de Assis Tossato (75 pontos), que pela ordem, fecham as seus primeiras colocações. A Fórmula Truck 2024 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.