A temporada de 2024 da Fórmula Truck foi um sucesso. Cresceu além do esperado, superando todas as expectativas. A afirmação é de Gilberto Hidalgo, presidente da GT Truck, empresa promotora e organizadora da categoria.
Mais participantes
Gilberto Hidalgo salienta que o número de participantes cresceu em todas as etapas, o que levou a separação das categorias, com provas exclusivas na GT Truck (caminhões com motor eletrônico) e F-Truck (motores com bomba injetora). “Foi um crescimento absurdo, além do esperado. Isto nos leva a limitar o número de vagas para a temporada de 2025. Os regulamentos estão sendo revisados e serão liberados em breve”, acentua Gilberto.
Em termos esportivo, a temporada também foi um sucesso. “A competitividade foi um dos ponto alto. Todas as etapas tiveram disputas empolgantes e os campeões das duas categorias só foram conhecidos na última etapa, tanto no Campeonato Interestadual quanto na Copa Mercosul. A Copa SpeedMax, prova extracampeonato também empolgou”, destaca Gilberto Hidalgo.
O gaúcho Rafael Fleck conquistou o título da categoria GT Truck no Campeonato Interestadual, tendo como vice-campeão o paranaense Pedro Muffato. O catarinense Túlio Bendo se classificou em terceiro, seguido de Alex de Andrade Vieira (SP), em quarto; Everton Fontanella (SC), em quinto; e Jorge Mauricio Ribeiro (RS), em sexto. Na categoria F-Truck, o paranaense Márcio Rampon confirmou o título, sagrando-se tricampeão. O gaúcho Douglas Collet conquistou o título de vice-campeão, ao passo que o paranaense Carlos “Duda” Conci se classificou em terceiro. Thiago Mânica (PR) obteve a quarta colocação; Geovani Ferreira Tavares dos Santos (Paraguai), a quinta; e a Fabrício de Assis Rossato (PR), a sexta.
Rafael Fleck
Rafael Fleck também é o campeão da categoria GT Truck na Copa Mercosul. Pedro Muffato é o vice-campeão, enquanto que o paranaense João Batista “Santa Helena” dos Santos ficou com o terceiro lugar. Everton Fontanella (SC), se classificou em quarto; seguido de Alex de Andrade Vieira (SP) e Túlio Bendo (SC), que foram quinto e sexto respectivamente. A categoria F-Truck teve como campeão o gaúcho Douglas Collet; com os paranaense Márcio Rampon e Fabrício Rossato em segundo e terceiro. O quarto colocado é Thiago Mânica (PR), o quinto, Gustavo Mânica (PR), e o sexto, Geovani Tavares dos Santos (Paraguai).
A Fórmula Truck 2025 terá promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas. Master Power e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.