BANDEIRADA

Brasileiro vence etapa do Dakar

Lucas Moraes repete feito do ano passado, quando tornou-se o primeiro competidor do Brasil a conquistar uma especial no mais difícil rali do mundo - Foto: Divulgação
Lucas Moraes repete feito do ano passado, quando tornou-se o primeiro competidor do Brasil a conquistar uma especial no mais difícil rali do mundo - Foto: Divulgação

Depois da quebra de sábado, que o tirou da disputa pela vitória na classificação geral, domingo (12) o brasileiro Lucas Moraes venceu a sétima etapa do Rali Dakar, prova que vem sendo disputada de 3 a 17 deste mês, na Arábia Saudita.

Com o resultado, Moraes soma mais uma vitória à que ele havia conquistado em 2024, quando tornou-se o primeiro e ainda único brasileiro a vencer uma especial da mais difícil aventura off-road do mundo. Com 412km cronometrados na região de Al Duwadimi, o trecho teve vários desafios técnicos e físicos: pisos velozes e lentos, navegação bastante complicada e, como cereja do bolo, uma fase de corrida nas montanhas, com todos os perigos que essa modalidade oferece.

A bordo de um Toyota GR DKR Hilux, Moraes e seu navegador, o espanhol Armand Monleón, competem na categoria Ultimate, a principal do Dakar. Eles lideraram praticamente todo o dia, assumindo a ponta definitivamente após a parcial do quilômetro 83. Com 183km disputados e até pelo menos o quilômetro 213, mais um momento histórico para o rali nacional. Lucas era o líder com outro brasileiro ocupando o segundo lugar: Marcelo Gastaldi, parceiro do navegador francês Adrien Metge em um Century CR7. Gastaldi acabou tendo problemas e não conseguiu sustentar a posição até o final, mas Moraes e Monleón consolidaram a vitória.

Nada a perder

Considerando tudo o que aconteceu sábado, com a quebra e tudo mais, na especial deste domingo não tínhamos nada a perder. Então, demos o máximo hoje”, contou Moraes, que comemorou a vitória envolto em uma bandeira do Brasil. “E, para ser honesto, desde que começamos tão atrás no grid, tivemos sorte porque conseguimos visualizar toda a trilha (o que facilitou a navegação). Então, sim, já que não tínhamos nada a perder hoje, nos esforçamos muito. Estou especialmente feliz, porque esta é mais uma vitória em etapa para o meu país, para nós, da Toyota. Pro pessoal que pratica e curte o rali no Brasil, vai ser uma boa notícia. O Dakar, pra todos nós, é como a Copa do Mundo”, disse o piloto, que compete com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla e OutField.