Esportes

Atletas iguaçuenses de bicicross estão entre os melhores do Brasil

Os ciclistas Dorival da Silva e Ana Laura Gonçalves estão no topo do ranking de 2023 da Confederação Brasileira de Ciclismo

Atletas iguaçuenses de bicicross estão entre os melhores do Brasil

Os atletas iguaçuenses Dorival Gustavo da Silva e Ana Laura Gonçalves estão entre os melhores do Brasil no bicicross, esporte que usa bicicletas especiais para corridas em pistas de terra. Dorival, mais conhecido como Paracetamol, conquistou a terceira colocação na categoria ‘Cruiser’ e Ana, o quinto lugar na ‘Girls 15’ no ranking de 2023 da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

“É uma grande conquista que traz mais visibilidade para o BMX de Foz do Iguaçu. Hoje podemos dizer que estamos no cenário nacional do esporte e podendo trazer competições da CBC para a cidade”, comentou o técnico Darci Júnior, mais conhecido como Juninho.

Para subirem ao topo, os atletas conquistaram medalhas nos campeonatos brasileiro, sul-brasileiro e internacional, em um caminho de vitórias que teve início bem antes dos torneios.

“É um trabalho de anos, onde o esforço da equipe e o apoio dos patrocinadores impulsionaram esses atletas a buscarem seu melhor desempenho”, acrescentou Juninho.

Projeto

Essa trajetória tem como ponto de partida o Projeto Social Amigos, apoiado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que incentiva a prática da modalidade para crianças e adolescentes.

Um dos importantes diferenciais que alavancou os resultados da modalidade foi a construção da pista de BMX – com recursos da Prefeitura de Foz e da Itaipu Binacional – no Portal da Foz, em 2018. É ali que os atletas do projeto treinam as manobras e se aperfeiçoam todos os dias.

“Os talentos existem aos montes, por isso precisamos de apoios e iniciativas que permitam com que esses jovens pratiquem o esporte e conquistem grandes feitos. Para termos o orgulho, precisamos também fazer a nossa parte e incentivá-los com o que for necessário”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia.

Desde 2028, o grupo conquistou medalhas em campeonatos estaduais, sul- brasileiros, internacionais e nos jogos de Aventura e Natureza. Atualmente, o projeto conta com cerca de 60 atletas matriculados e está sempre aberto a receber novos integrantes a partir de 3 anos.

A sede está localizada na Rua Beija Flor, 254, Portal da Foz. Os interessados podem comparecer com documentos de identificação e acompanhados de um responsável.

BMX

O BMX além de ser esporte, para alguns é um estilo de vida, caracterizado por manobras que vão desde as simples às arriscadas, com forte componente emocional. O esporte surgiu no final da década de 1950 na Europa e, popularizou-se na Califórnia em 1960. O BMX possui duas modalidades: BMX racing (off-road) e o BMX freestyle (street, park, vertical, trail e, flatland).

Fonte: PMFI