Foz do Iguaçu – Representante parananense na seleção brasileira que compete no Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, que teve início terça-feira (13) e será encerrado neste sábado (18) em Split, na Croácia, a atleta iguaçuense Érica Barbosa Cavalheiro, de 16 anos, já mostrou seu potencial para o mundo.
Estudante do Colégio Betta, Érica, que recebe apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, conquistou duas medalhas de ouro no Mundial, na categoria seleção. Ela venceu as provas de 400m rasos e do revezamento 400m medley pela seleção brasileira. Além disso, terminou em nono lugar no salto a distância.
Apesar da pouca idade, Érica possui uma carreira de sucesso. Ela já conquistou o título do Campeonato Brasileiro Sub-18; foi recordista no Campeonato Brasileiro Gynnasiade; vice-campeã no Brasileiro Sub-20; vice-campeã no Sul-Americano Sub-18; quarta colocada no Mundial Escolar de 2018; e quarta colocada nos Jogos Olímpicos da Juventude.
A equipe de competição da seleção brasileira no Mundial Escolar na Croácia conta com 24 alunos-atletas de escolas públicas e privadas de diversas regiões do Brasil. Participam do campeonato atletas de 33 países, todos nascidos entre os anos de 2001 e 2004.
Mais paranaenses
Além da iguaçuense Érica Barbosa, a seleção brasileira de atletismo no Mundial Escolar conta com outros oito alunos-atletas na Croácia: Ana Julia Lazari, Adrilaine Maria, Laiane Gabriele, Tainá Beatriz, Iara Santos e Kauane de Miranda, além do técnico e professor Paulo César Costa, são da Escola Oswaldo Cruz de Campo Mourão. Já Pedro Luiz é da Escola Monteiro Lobato de Coronel Procópio e Stefany Beatriz do Colégio Dr. Marins Alves de Paranavaí. Destaque para Pedro Luiz, que foi prata nos 800m livres e bronze no salto em distância na categoria seleção.