Esportes

Anfitriã Rússia é a pior seleção da Copa 2018 no ranking da Fifa

Zurique – A Fifa divulgou nessa quinta-feira a última parcial do ranking de seleções masculinas antes do início da Copa do Mundo. A Alemanha segue líder, seguida pelo Brasil. Já a Rússia, país-sede da competição, caiu para a 70ª posição, a mais baixa entre todos os participantes do torneio.

Depois de perder para a Áustria e empatar com a Turquia em amistosos preparatórios para o Mundial, a Rússia perdeu cinco posições no ranking. Com isso, foi ultrapassada pela Arábia Saudita, que agora ocupa o 67º lugar, e se tornou a seleção com pior colocação entre todas as que disputarão a competição.

Curiosamente, o jogo de abertura da Copa do Mundo vai colocar frente a frente Rússia e Arábia Saudita, as duas piores seleções do torneio de acordo com o ranking divulgado ontem pela Fifa.

Já a Alemanha, atual campeã do mundo, começa a Copa líder do ranking, seguida pelo Brasil. A seleção alemã soma 1.558 pontos, enquanto a seleção brasileira está com 1.431. Em seguida, aparecem Bélgica, com 1.298, Portugal, com 1.274, e Argentina, com 1.241.

A Suíça, adversária de estreia do Brasil na Copa está em sexto, com 1.199 pontos. Outros rivais da seleção no Grupo E, a Costa Rica está em 23º, com 884 pontos, e a Sérvia em 34º, com 751 pontos.

SELEÇÕES DA COPA NO RANKING DA FIFA
1º Alemanha
2º Brasil
3º Bélgica
4º Portugal
5º Argentina
6º Suíça
7º França
8º Polônia
10º Espanha
11º Peru
12º Dinamarca
12º Inglaterra
14º Uruguai
15º México
16º Colômbia
20º Croácia
21º Tunísia
22º Islândia
23º Costa Rica
24º Suécia
27º Senegal
34º Sérvia
36º Austrália
37º Irã
41º Marrocos
45º Egito
48º Nigéria
55º Panamá
57º Coreia do Sul
61º Japão
67º Arábia Saudita
70º Rússia

Olheiro

Observador do Atlético-PR, Bruno Baquete está de malas prontas para a Rússia. Ele, que já colaborou com a seleção brasileira ao longo das Eliminatórias, terá a missão de acompanhar os jogos do Grupo F da Copa do Mundo, o que conta com Alemanha, México, Coreia do Sul e Suécia, e que definirá o adversário do Brasil nas oitavas de final do Mundial, caso a seleção de Tite avance.

Opostos

Um dia após o anúncio do último ranking da Fifa antes do início da Copa do Mundo, o amistoso entre Alemanha e Arábia Saudita, às 14h30 (de Brasília) desta sexta-feira ganha ainda mais status de duelo de opostos. Enquanto a seleção alemã iniciará o Mundial no topo da lista da Fifa, os sauditas amargam a condição de penúltima melhor equipe. Neste jogo, o meia Mesut Ozil é desfalque para os atuais campeões, por causa de dores no joelho. Ele não é preocupação para a estreia na Copa, no dia 17 (domingo), contra o México. O Grupo F tem ainda Suécia e Coreia do Sul.

Boicote

A Austrália seguiu a Inglaterra e também vai boicotar diplomaticamente a Copa do Mundo da Rússia. O governo do país oceânico, que representa a Ásia no futebol, anunciou que não enviará representantes ao Mundial em virtude das divergências com o presidente Vladimir Putin. A relação geopolítica dos australianos com os russos se tornou difícil desde 2014. O país da Oceania acusou a Rússia de violar os direitos humanos e as leis internacionais durante a guerra de Criméia. Sem qualquer representante do governo, a Austrália estreará dia 16 (sábado) contra a França. A equipe asiática, sorteada para o Grupo C, ainda enfrenta Peru e Dinamarca na briga por uma vaga nas oitavas de final.

Imagem negativa

De acordo com pesquisa de opinião publicada ontem pelo jornal francês “Le Parisien”, 53% da população da França tem uma imagem negativa da seleção local às vésperas da Copa do Mundo de 2018. Conduzida pelo instituto OpinionWay, a pesquisa apontou que 30% do público gosta “pouco” da seleção francesa, enquanto 23% “não gostam nada” do time comandado por Didier Deschamps. A parcela do público que apoia a equipe é de 46%.