Educação

Volta às aulas: dicas para ter disposição para os estudos

Boa rotina de sono, alimentação equilibrada e cuidados com a saúde são essenciais para ter mais energia e disposição para o novo ano que se inicia

Adult writing in the classroom
Adult writing in the classroom

Com o retorno às aulas se aproximando, é essencial que os alunos estejam preparados não apenas com materiais, mas também com estratégias eficazes de organização. A transição de férias para a rotina escolar pode ser desafiadora, mas com uma abordagem bem planejada, os estudantes podem minimizar o estresse e maximizar o sucesso acadêmico.

Este período é uma oportunidade para estabelecer hábitos organizacionais sólidos que os acompanharão ao longo do ano letivo. Uma das chaves para uma transição suave é a preparação antecipada.

Os alunos devem dedicar um tempo para revisar o material do ano anterior, criar metas pessoais e organizar seu espaço de estudo. E, para já engatar no ritmo da volta às aulas, conheça algumas dicas importantes para ter mais disposição e energia para os estudos.

Hidrate-se

Pode parecer óbvio, mas a hidratação é extremamente importante para o corpo. Um corpo hidratado significa ter um sistema imunológico fortalecido e aumento da força e da concentração. Para adultos, o ideal é beber cerca de 2 litros de água por dia, no mínimo. Isso ajuda a manter a disposição e a energia ao longo do dia.

Alimentação saudável e balanceada

Outra dica importantíssima é manter sempre a alimentação equilibrada, visto que será da comida que o corpo puxará energias para fazer qualquer atividade. É claro que uma alimentação saudável e balanceada não significa uma dieta mirabolante – mas sim, em uma dieta focada no que você precisa.

Aqui, o ideal é consumir mais alimentos naturais e orgânicos, como frutas, cereais e legumes, deixando o industrializado para os momentos em que não tiver alternativa. Outro ponto é dar preferência para comidas ricas em nutrientes e que sejam leves, para evitar aquela moleza após as refeições.

Rotina de sono

Dormir tarde e acordar cedo não é o ideal para o corpo – na verdade, a longo prazo, essa rotina pode acabar afetando inclusive a concentração e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Por isso, é essencial manter uma boa rotina de sono. Geralmente um adulto precisa dormir cerca de 8 horas por dia, e em horários próximos, para manter o sono regulado. Prefira sempre acordar cedo, pois assim você sentirá que o dia rendeu mais; além disso, o cérebro costuma despertar com mais facilidade pela manhã.

Cuidados com a saúde

Por fim, mas não menos importante, estão os cuidados com a saúde. Procure sempre fazer exames de rotina para garantir que está tudo bem com o seu organismo, e procure auxílio psicológico para manter a rotina de estudos.

Além disso, se necessário, a suplementação alimentar também é uma ótima aliada para manter a disposição para os estudos. A coenzima q10, por exemplo, é um suplemento importante para aumentar a disposição física. Por isso, vale a pena procurar por um nutricionista para aliar hábitos saudáveis à sua nova rotina de estudos.

Crédito: Divulgação/Foto: iStock