As acadêmicas do 7º semestre de Pedagogia da Univel (Centro Universitário de Cascavel) desenvolveram um projeto de intervenção diferenciado. Orientadas pela professora de Educação Ambiental e Sustentabilidade, Elaine Aparecida Wilges Kronbauer, elas distribuíram materiais recicláveis no espaço comum do Bloco C antes do início da aula.
O objetivo foi chamar a atenção para o tema da conscientização ambiental, de que lugar de lixo é no lixeiro e principalmente a reciclar os materiais. “Por meio desta ação buscamos lembrar as pessoas de sempre que jogarem lixo no chão ou no lugar errado, está jogando dentro da sua própria casa”, explica a professora Elaine Aparecida Wilges Kronbauer.
Trabalhar as questões ambientais é fundamental na atuação do pedagogo, que desenvolve a conscientização ambiental em crianças e adolescentes no início da sua educação. “O Pedagogo contribui na formação do cidadão do futuro, que estará ativo na sociedade. Por isso é importante desde a educação infantil conscientizar a criança da importância dela cuidar do ambiente”, reforça a acadêmica Nathieli Sofia.
“A terra não tem janela, então não há como jogar nada fora. Quem não recicla está colocando lixo dentro de sua própria casa” foi a frase destacada no trabalho desenvolvido pelas alunas Luana Borges Ferreira, Fernanda Haus e Nathieli Sofia. “Tem gente que pensa que ‘é só um lixinho que estou jogando’, mas se todas as pessoas pensarem assim fica imensa a quantidade de lixo”, ressalta Nathieli.