Cotidiano

Via Campesina reforça MST e tensão aumenta

Desde o dia 18 de março, quando a fazenda foi ocupada pelos sem-terra havia denúncia de que grande parte dos invasores era de estrangeiros

Santa Terezinha – Membros da Via Campesina, do Paraguai, reforçam invasão do Movimento Sem-Terra na Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu. As suspeitas se confirmaram em manifestações dos militantes do MST que invadiram a propriedade de 1.750 hectares considerada modelo pelo trabalho de preservação ambiental. A bandeira da Via Campesina foi observada durante uma manifestação às margens da BR 277, em frente ao portão de acesso à estrada que leva à fazenda.

Desde o dia 18 de março, quando a fazenda foi ocupada pelos sem-terra havia denúncia de que grande parte dos invasores era de estrangeiros. Imagens da invasão mostraram diversos veículos com placas paraguaias reforçando as suspeitas. Após a ocupação, houve um tráfego intenso de automóveis paraguaios pela estrada de acesso à propriedade, de acordo com o controle de passagem de veículos na guarita do pedágio instalada no portão de entrada.

Com isso, moradores de Santa Terezinha de Itaipu, que preferem não se identificar, acham que esse fato merece atenção redobrada das autoridades policiais responsáveis pela fiscalização, seja na BR-277, ou na estrada vicinal que dá acesso à fazenda. Moradores defendem a implantação imediata do controle de entrada e saída de veículos na Fazenda Santa Maria, incluindo a revista criteriosa da Polícia Militar aos automóveis que trafegam pela estrada de acesso. Líderes do MST não quiseram falar sobre o assunto.