Cotidiano

VEJA O VÍDEO: Usina de Salto Caxias perto de atingir limite de operação

VEJA O VÍDEO: Usina de Salto Caxias perto de atingir limite de operação

Um vídeo enviado pelo internauta Jaci Soares mostra o volume de águas presente na Usina de Salto Caxias, nesta segunda-feira. A operação já beira o seu limite com um nível de água de 324,050 (m), quando que a capacidade máxima é de 325,000 (m). O relatório acima é condizente com a data de 30 de outubro, às 17h.

Em períodos de chuva, a usina abre os vertedouros para escoar o excesso de água do reservatório. É um procedimento padrão para garantir a segurança da barragem e da população. A Copel alerta para que as pessoas evitem transitar nas proximidades quando o nível do reservatório estiver muito elevado, como é o caso atualmente.

Temporal deixa 43,1 mil unidades consumidoras sem energia no Paraná

Quando as vazões ultrapassam os 16 mil metros cúbicos por segundo de água no trecho abaixo de Salto Caxias, o rio Cotegipe, afluente do rio Iguaçu, pode apresentar pontos de alagamentos nos municípios de Nova Prata, Realeza e Santa Izabel do Oeste.
A Usina de Salto Caxias está localizada entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Nova Prata do Iguaçu. No fim de semana, a vazão chegou a mais de 20 milhões de litros de água por segundo e nesta segunda-feira, baixou para 12 milhões de litros por segundo.
Já nas Cataratas do Iguaçu, o volume de água é o segundo maior da história, alcançando 25 milhões de litros de água por segundo, conforme monitoramento hidrológico da Copel.

DA REDAÇÃO