Cascavel – O dia foi de muito trabalho para a Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel, na segunda-feira (7). Logo cedo, o secretário Luiz Carlos Marcon utilizou as redes sociais para manifestar o seu descontentamento e indignação com duas situações no fim de semana: o vandalismo nos banheiros do Lago Municipal e a falta de respeito de algumas pessoas que participaram do evento conhecido como Rocão.
Fotos mostram pessoas urinaram no muro das casas vizinhas no bairro Country, mesmo com a disponibilização de dez banheiros químicos por parte dos organizadores.
Outra situação denunciada pelo secretário envolveu o vandalismo e lixo na fonte Santa Maria, localizada na Rua Santa Catarina, no bairro Alto Alegre, em Cascavel.
Que gente é essa? Ouso responder: pessoa que não cultiva hábitos elementares de cidadania e asseio não é gente. É bicho, disparou o secretário, em uma rede social.
No banheiro da entrada norte do Lago Municipal, vasos sanitários e luminárias foram quebrados, além de canos e pias arrancados.
Por ano, o vandalismo consome em Cascavel R$ 500 mil, comenta.
É um absurdo ter que contratar uma empresa somente para reparar este tipo de ação cometida por animais irracionais, disse o secretário.
Em outro banheiro, que ainda está em reforma perto da Secretaria do Meio Ambiente, os vândalos também deixaram marcas de destruição. Por mês, a Prefeitura de Cascavel investe R$ 35 mil somente com mão de obra para a realização desses reparos, sem contar o que é gasto com material.
Questionado se uma das soluções não seria o monitoramento de guardas nesses locais para evitar o vandalismo, Luiz Carlos Marcon disse que o custo para manter esses guardas sairia muito mais caro do que já é investido.
Em relação ao Rocão, em que os organizadores são a ONG Sou Amigo, fotos nas redes sociais mostram o trabalho de limpeza realizado na manhã de ontem na praça do Country. Em nota, os organizadores do Rocão agradecem a Secretaria do Meio Ambiente pelo trabalho de limpeza realizado para a realização do evento.
(Com informações de Vandré Dubiela)