Boa Vista Cinco dos 30 municípios que participam da segunda etapa de vacinação contra a dengue são do Oeste do Paraná. Em Boa Vista da Aparecida, Foz do Iguaçu, Maripá, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel o número de imunizações chega, em média, a 80% da meta. No Estado, o cumprimento da agenda está abaixo dos 50%. A vacina pode ser tomada até o dia 31 de março nas unidades públicas de saúde.
A Secretaria Estadual da Saúde informa que intensifica a campanha de vacinação. A meta é vacinar 200 mil pessoas em cidades onde há maior concentração histórica de casos e de óbitos. Assim como na primeira fase da imunização em 2016, o público-alvo foi mantido, respeitando a faixa etária de 15 a 27 anos em 28 municípios. Já em Paranaguá e Assaí, as doses estão disponíveis para um grupo mais amplo – pessoas com idades entre 9 e 44 anos. Há contraindicação para gestantes, mulheres que amamentam e imunodeprimidos.
Resultados
O Governo do Paraná está investindo mais de R$ 75 milhões na aquisição das doses. A expectativa é que boa cobertura vacinal reduza significativamente o número de casos graves e mortes pela doença. Entre agosto de 2015 e julho de 2016, o Paraná viveu a sua pior epidemia de dengue. Foram mais de 56 mil casos e 63 óbitos.
Cidades integradas à campanha
Assaí, Bela Vista do Paraíso, Boa Vista da Aparecida, Cambará, Cambé, Cruzeiro do Sul, Foz do Iguaçu, Ibiporã, Iguaraçu, Itambaracá, Jataizinho, Leópolis, Londrina, Mandaguari, Marialva, Maringá, Maripá, Munhoz de Mello, Paiçandu, Porecatu, Santa Fé, Santa Isabel do Ivaí, Santa Terezinha de Itaipu, Sarandi, São Jorge do Ivaí, São Miguel do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, Sertanópolis e Tapira.