Cotidiano

TRT suspende ordem de fechamento de frigoríficos da Coopavel

Diante da documentação apresentada, o desembargador suspendeu a ordem de fechamento das unidades até o julgamento definitivo do caso

TRT suspende ordem de fechamento de frigoríficos da Coopavel

Cascavel – O desembargador Aramis de Souza Silveira, do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), suspendeu a ordem de fechamento das unidades de abate de aves e suínos da Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel) em Cascavel e derrubou a liminar proferida na sexta-feira passada (24), que previa a suspensão das atividades a partir deste sábado (1º).

Conforme o desembargador, a decisão foi baseada nas informações apresentadas pela empresa de que está tomando todas as medidas necessárias para o controle da covid-19 entre os mais de 3,9 mil funcionários.

A Coopavel apresentou em sua defesa um ofício da Secretaria Municipal de Saúde e uma declaração feita por um médico do trabalho. Os documentos respondem de forma administrativa, civil e penalmente pelas informações prestadas e dizem que houve uma redução drástica do número de contaminações entre os empregados, o que descaracteriza a situação de surto epidemiológico alegada.

Conforme os dados apresentados, a liminar foi determinada com base em dados de junho de 2020, mas, no atual momento, o médico do trabalho informou que apenas quatro trabalhadores estão afastados das atividades por infecção do novo coronavírus, o que comprova a eficácia do plano de contingência da empresa.

Diante da documentação apresentada, o desembargador suspendeu a ordem de fechamento das unidades até o julgamento definitivo do caso.

A ação na Justiça foi iniciada pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná após o aumento de casos de coronavírus entre os funcionários de frigoríficos.