Cotidiano

Tornado: Saque do FGTS só será liberado após reconhecimento do decreto de emergência

Tornado: Saque do FGTS só será liberado após  reconhecimento do decreto de emergência

O Município de Cascavel decretou estado de emergência na cidade devido a passagem do tornado categoria F2, na manhã da última quarta-feira (4), o que deve possibilitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o cidadão que tiver o valor disponível e, ainda, o acesso a linhas de crédito com juros subsidiados às pessoas jurídicas junto a Agência de Fomento do Paraná. Ocorre que para o dinheiro ser liberado, o decreto deve primeiramente ser reconhecimento pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Em nota, a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, informou que após ser aceito, o Município identifica as áreas atingidas pelo desastre e apresenta a Declaração de Áreas Afetadas ao banco para habilitação ao saque. Após esta habilitação os trabalhadores residentes nas áreas afetadas poderão solicitar o saque de maneira 100% digital no Aplicativo do FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Além disso, o banco está auxiliando as autoridades para agilizar a habilitação da liberação dos valores aos trabalhadores, sendo que o valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

O tornado atingiu principalmente os bairros Santa Cruz, Alto Alegre, Maria Luiza, Parque São Paulo e Cataratas, com ventos de até 180 km/h. A Defesa Civil de Cascavel já iniciou na manhã de sexta-feira (6) a entrega de telhas de fibrocimento de 4 mm para famílias afetas e que possuem o Cadastro Único.

 

Escola fechada

Além da limpeza da cidade, reposição de postes e o corte de árvores, o tornado trouxe sérios problemas para estrutura de sete escolas municipais e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Segundo a Secretaria Municipal de Educação o atendimento aos alunos está sendo retomado gradativamente. A Escola José Baldo segue fechada, no entanto, já foi providenciado o remanejamento dos alunos, que a partir de segunda-feira (9) serão atendidos em salas no prédio da Unipar.

Haverá transporte escolar aos alunos da escola até a Unipar. Além disso, a Transitar vai auxiliar nos horários de entrada e saída das crianças. Esta e as outras unidades atingidas, já foram vistoriadas pela a equipe de engenharia da Secretaria de Educação, que fez o levantamento dos danos e providenciou a cobertura com lona, além de solicitar os reparos. Na Escola José Baldo, serão realizados serviços paliativos, com reposição de telhas e forros danificados, com revisão geral da cobertura, uma vez que há previsão de viabilização de reconstrução de toda estrutura.

 

Foto: Secom