Cotidiano

Território Verde: Cascavel derruba liminar e segue com o projeto “novo lago”

A decisão foi possível devido a aprovação do Plano de Manejo do Lago, que ocorreu no começo deste mês, exigência para que os projetos tivessem sequência

Território Verde: Cascavel derruba liminar e segue com o projeto “novo lago”

Cascavel – O projeto de modernização e revitalização para o novo Lago Municipal de Cascavel terá sequência a partir de agora pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que conseguiu derrubar a liminar da Justiça que impedia o andamento dos projetos do “Território Verde”. A decisão foi possível devido a aprovação do Plano de Manejo do Lago, que ocorreu no começo deste mês, exigência para que os projetos tivessem sequência.

De acordo com o diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel, Aílton Lima, o Ministério Público se manifestou no processo e suspendeu a liminar. A partir de agora, o processo vai passar por um reexame com outro juiz e, em seguida, a expectativa é que seja liberado. “Estamos revisando os projetos e vamos lançar o quanto antes para licitar e, na sequência, iniciar as obras”, explicou o diretor.

Conforme Aílton Lima, depois de pronto o lago terá uma outra aparência, já que a ideia é transformar o espaço em um dos parques mais belos do mundo, por meio de um projeto arquitetônico desenvolvido pelo o Escritório Jaime Lerner, um dos últimos trabalhos com a participação de um dos maiores urbanistas do mundo, o ex-governador Jaime Lerner, que faleceu em maio do ano passado.

A proposta é ter no mesmo espaço, um local de preservação ambiental, turismo, lazer, economia, cultura e outras atividades.

Revitalização completa

A pista de caminhada, ciclovia e a Avenida Rocha Pombo serão revitalizadas, assim como todo o entorno do Lago Municipal e do Parque Ambiental Paulo Gorski, considerado a maior floresta urbana da região Sul do Brasil. A orla contemplará um espaço gastronômico com restaurantes e café, além de palco flutuante, playgrounds, portais, academia ao ar livre, entre outros espaços de cultura e lazer.

O Território Verde terá uma legislação específica que irá definir as edificações e a forma de construir no entorno da área. A chamada “Via Parque”, que percorrerá todo o Território Verde, deverá priorizar a mobilidade de pedestres e ciclistas por meio de calçadas largas e permeáveis, ciclovias e vias compartilhadas com identidade visual e mobiliário urbano específico, além de sombreamento arbóreo.

Harmonização

Para Ailton Lima, o projeto harmoniza as questões ambientais e de lazer, de maneira sustentável, para que possa ser mais uma ferramenta, mais um espaço, não só de lazer, mas também de educação ambiental. Isso atende as características do Plano de Manejo do Lago, documento que contêm o registro da fauna, flora e do Lago Municipal junto ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, tem 210 páginas e foi publicado no dia 4 de agosto.

Foto: Ilustração/Secom