BRASÍLIA – O presidente Michel Temer convidou nesta quinta-feira o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) para ser o novo líder do governo na Câmara. O convite foi feito por meio do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI). Aguinaldo está em viagem aos Estados Unidos e passou parte do dia incomunicável, mas quando foi localizado, aceitou o convite. O anúncio será feito em breve.
Aguinaldo foi ministro da ex-presidente Dilma Rousseff e se tornou próximo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nos últimos meses. No acordo para o PP apoiar a reeleição de Maia à Presidência da Casa, foi prometido, em troca, que Rodrigo Maia trabalharia pela nomeação de Aguinaldo à liderança do governo, ocupada por André Moura (PSC-SE).
Em entrevista ao GLOBO logo que assumiu o cargo, Rodrigo Maia ?demitiu? André Moura do cargo, ao afirmar que preferia alguém mais afinado com ele na liderança do governo. A declaração de Maia foi mal recebida no Palácio do Planalto e acabou atrasando a indicação de Aguinaldo para a vaga. Como compensação, André Moura deve ir para a liderança da Maioria na Câmara, um cargo que será recriado pelo presidente para acomodar o alia