BRASÍLIA – Ao falar dos desafios do Ministério das Relações Exteriores, o novo chanceler, Aloysio Nunes Ferreira , logo a posse no Planalto, disse que pediu e o presidente Michel Temer atendeu seu apelo para que a Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior ( Camex) não seja devolvida, agora, ao Ministério da Indústria e Comércio (Mdic) . A Camex foi incorporada ao Itamaraty quando o ex-ministro José Serra negociou sua ida para a pasta.
Ontem, foi publicado no Diário Oficial da União decreto transferindo o órgão de volta para o Mdic. Hoje entretanto, uma edição extra do DO Temer revogou o ato.
Aloysio disse que pediu a Temer mais tempo para fazer a transição.
? Eu pedi ao presidente Temer para que façamos uma transição com tranquilidade. A decisão está nas mãos do presidente Temer. O importante é que essa seja uma transição tranquila. Os técnicos do Ministério do Desenvolvimento e do Itamaraty trabalham numa sintonia muito boa. A localização topográfica da Camex é o de menos. O importante é o trabalho que vai ser executado pelo órgão ? disse Aloysio.