CAFELÂNDIA

Tecnologia da Copacol traz eficiência e reduz custos da produção de peixes

Automatize sua produção de tilápias com o Tatilfish da Copacol. Conheça os benefícios desse sistema de monitoramento e automação - Foto: Comunicação/Copacol
Automatize sua produção de tilápias com o Tatilfish da Copacol. Conheça os benefícios desse sistema de monitoramento e automação - Foto: Comunicação/Copacol

Cafelândia - O novo sistema de monitoramento e automação para aquicultura da Copacol, o Tatilfish, desenvolvido pela Constel, empresa de tecnologia e inovação da Cooperativa, com a AgroTatil, especializada em tecnologias para agronegócio, passa a ser implementado por cooperados com o objetivo de aumentar a eficiência, reduzir custos e simplificar o manejo de tilápias.

Tilápias

O cooperado de Cafelândia Atair Balbino, que tem uma produção de 150 mil tilápias por lote, foi o primeiro a adotar a novidade. “Sempre busquei formas de aprimorar minha produção, mas nunca encontrei um sistema que atendesse totalmente às necessidades. Quando a Copacol nos apresentou o Tatilfish, com condições financeiras acessíveis, não perdi tempo e fiz minha solicitação”, comenta. Com o novo sistema, Atair monitora a produção diretamente pelo celular e automatiza os processos de aeração e oxigenação dos tanques.

No mês de novembro, o produtor se destacou com a melhor conversão alimentar da Integração, ao obter um índice de 1,34 kg.

Tatilfish

O Tatilfish automatiza o processo de aeração, reduzindo a necessidade de mão de obra. “A Tatilfish é mais uma inovação que reflete o compromisso da Copacol com a evolução do cooperado. O projeto foi bem recebido por todos e vimos um grande interesse dos produtores na aquisição do sistema”, destaca a supervisora de Assistência Técnica de Piscicultura, Juliana Losch.

Com 276 cooperados integrados, a Copacol consolidou-se como Cooperativa pioneira na Integração de Peixes, tornando-se autossuficiente e líder no abate de tilápias na América do Sul. A Cooperativa possui duas Unidades Industriais, em Nova Aurora e Toledo, que abatem 190 mil tilápias ao dia, e duas Unidades de Produção de Alevinos, em Nova Aurora e Quarto Centenário, que produzem mais de 70 milhões de alevinos ao ano.