BRASÍLIA – Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) vão se reunir nesta segunda-feira com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para discutir a realização de uma auditoria sobre os reais números do rombo da Previdência. Diante da contestação da oposição e de setores da sociedade em relação aos números, para combater a proposta de reforma da Previdência, governo e TCU resolveram fazer uma auditoria rigorosa nas contas do órgão.
Concluída a auditoria, os números apresentados pelo governo para defender a necessidade do endurecimento das regras de contribuição e idade para aposentadoria, terão ?um selo? de credibilidade do TCU.
Pelo cronograma previsto, o resultado da auditoria será anunciado ao final do mês de abril, antes da possível instalação de uma CPI da Previdência, que o senador Paulo Paim (PT-RS) tenta emplacar no Senado. Ele conseguiu 42 assinaturas de apoio. Mas com maioria na Casa, os líderes governistas devem atuar para impedir a instalação da CPI.
Da reunião com Rodrigo Maia participam os ministros José Múcio Monteiro e Bruno Dantas. A estratégia do governo é também dar subsídios aos deputados e senadores para se explicarem junto ao eleitorado. Por causa da proximidade com as eleições, há muita resistência na base com alguns pontos da reforma da Previdência enviada ao Congresso pelo governo.