Cotidiano

Suécia expulsará adolescentes afegãos que estupraram menino

polis_reuters_1481118568.jpgESTOCOLMO ? Uma corte de apelações sueca anulou a sentença de um tribunal de primeira instância e ordenou que cinco adolescentes afegãos condenados pelo estupro agravado de um menino sejam expulsos do país. Eles têm entre 16 e 17 anos. suécia

O Tribunal Distrital de Uppsala decidiu em dezembro que os adolescentes não podiam ser expulsos porque tinham menos de 18 anos e devido também à situação de segurança caótica no Afeganistão. Os menores desacompanhados, que requeriam asilo, foram condenados à reclusão juvenil por até 15 meses após arrastarem outro garoto afegão para uma floresta em outubro, ameaçando-o com uma faca e violando-o.

O Tribunal de Apelação de Svea disse nesta quarta-feira que “as razões para a expulsão superam aquelas contra”. O tribunal de apelação também proibiu o grupo de voltar para a Suécia durante os próximos 10 anos.

Não houve comentários imediatos dos advogados de defesa.

A Suécia foi um dos países da Europa que mais receberam refugiados durante 2015 e 2016. Desde então, surgiram várias acusações de ataques xenofóbicos e distúrbios em áreas com alta concentração de imigrantes.