Cascavel e Paraná - O presidente do Detran-PR, Santin Roveda, esteve nesta quinta-feira (3) em Cascavel para apresentar o convênio destinado à qualificação da infraestrutura de trânsito aos gestores de aproximadamente 100 municípios das regiões Oeste e Sudoeste, abrangendo as prefeituras da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).
Ao todo, foram investidos R$ 45 milhões em convênios já firmados ou em processo de assinatura com as prefeituras, com previsão de início das obras ainda em julho. Os municípios contemplados desenvolveram os projetos conforme as normas da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), enquanto o Detran-PR destinou os recursos e será responsável pela execução das obras de instalação da sinalização vertical e horizontal.
“Nossa meta é atender os 399 municípios do Paraná, ajudando as administrações municipais a melhorar sua infraestrutura viária, garantindo segurança tanto para os motoristas quanto para os pedestres, evitando sinistros de trânsito e salvando vidas”, afirmou o presidente Santin Roveda.
Sinalização
Segundo o Artigo 87 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os sinais de trânsito são divididos em seis tipos: verticais, horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito e do condutor.
Na sinalização horizontal, destacam-se a pintura de faixas de pedestres, travessias elevadas, faixas tracejadas e contínuas, aplicadas diretamente nas vias e rodovias, geralmente nas cores branca e amarela.
Já a sinalização vertical é feita por meio de placas, que podem ser de regulamentação, advertência ou indicação, normalmente fixadas ao lado ou suspensas sobre a pista, utilizando legendas e símbolos reconhecidos e legalmente instituídos.