
Paraná - O setor de serviços do Paraná acumulou crescimento de 2,5% no volume de atividades entre janeiro e novembro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, divulgada nesta terça-feira (13). Com esse resultado, o desempenho do Estado superou o de outras unidades da federação de grande peso econômico, como Pará (1,6%), Rio de Janeiro (1,5%), Minas Gerais (0,3%), Pernambuco (0,3%), Bahia (-1,3%) e Rio Grande do Sul (-4,6%).
Na comparação entre novembro de 2025 e o mesmo mês de 2024, o crescimento foi ainda mais expressivo, chegando a 3%, acima da média nacional de 2,5%. O Paraná também registrou o melhor desempenho da Região Sul nesse recorte, enquanto Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentaram retração de 0,2% e 1,2%, respectivamente.
Desempenho e Faturamento do Setor de Serviços
A expansão das atividades foi acompanhada por aumento do faturamento das empresas. A receita nominal do setor cresceu 6,5% de janeiro a novembro de 2025, com avanço de 1,1% entre outubro e novembro. Esse indicador reflete maior geração de caixa, favorecendo a manutenção de empregos, novos investimentos e o recolhimento de tributos, além de sinalizar um ambiente econômico mais dinâmico no Estado.
Entre os segmentos que puxaram o crescimento, destacam-se os serviços prestados às famílias, com alta de 3% no acumulado do ano, e os serviços profissionais, administrativos e complementares, que avançaram 2,7%. Na comparação anual de novembro, os maiores aumentos no volume de atividades ocorreram nos setores de transportes, serviços auxiliares e correio (5,1%) e outros serviços (9,3%).
Em termos de faturamento, as maiores altas foram registradas nos serviços às famílias (11,2%), serviços profissionais, administrativos e complementares (8,4%) e outros serviços (8,3%). As empresas de informação e comunicação tiveram crescimento de 5,5% na receita, enquanto o segmento de transportes, serviços auxiliares e correio avançou 4,9%.
Metodologia da Pesquisa Mensal de Serviços
A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha a receita bruta de empresas formalmente constituídas com 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja atividade principal seja a prestação de serviços não financeiros, excluídas as áreas de saúde e educação. Os dados completos estão disponíveis no Sidra, banco de dados do IBGE, e a próxima divulgação, referente a dezembro de 2025, ocorrerá em 12 de fevereiro.
Fonte: AEN