RIO ? O bebê-conforto Cosco Moove registrou o melhor desempenho nos testes de impacto frontal e lateral realizados pela Proteste Associação de Consumidores e o primeiro produto vendido na América Latina a receber cinco estrelas na avaliação de segurança. O produto, fabricado pela Dorel Juvenile Brasil, é inclusive mais barato que cadeirinha com pior avaliação, a Lenox Caracol com base, que não se saiu bem no teste de colisão lateral. No teste da Lenox Caracol com base, a cabeça do boneco usado como modelo de passageiro, se chocou contra a porta do carro. Houve ainda forte aceleração da cabeça e do tórax. Quando avaliado sem a base instalada, o Lenox Caracol foi considerado ruim, assim como o modelo da Burigotto, a cadeira para auto Touring Evolution SE. De acordo com a Proteste, foram testados dispositivos de retenção infantil do grupo 0+ (para crianças de até 13quilos) também conhecidos como bebê-conforto ou cadeirinha de bebê.
Mesmo com as falhas em alguns produtos, a associação de defesa do consumidor destaca que é importante que as crianças sejam levadas no carro dentro de um sistema de retenção adequado ao seu peso. Há quatro grupos de cadeirinhas, e o que importa, na hora da compra, é a indicação de peso e altura da criança a ser transportada.
Teste a teste
O teste de colisão frontal é o primeiro ao qual as cadeirinhas são submetidas. Ele simula uma colisão a 64 km/h em um Golf. Os modelos Cosco Moove, Prime Baby Journey e Lenox Caracol (sem base) foram considerados muito bons nessa avaliação. Foram seguidos pelo Lenox Cozycot, Burigotto Touring Evolution SE e Tutti Baby Nino, que receberam conceito bom. Já o bebê-conforto Lenox Caracol, quando avaliado com a base instalada, obteve resultado apenas aceitável no teste de impacto frontal. Isso sem falar que a base ficou danificada após a colisão.
Na sequência, as cadeirinhas passaram pelo teste de impacto lateral, em uma simulação a 28 km/h. Essa avaliação não é exigida para obtenção do selo do Inmetro. Mas, para a Proteste, ela é fundamental.
Os modelos Lenox Cozycot e Tutti Baby Nino tiveram desempenho aceitável. As melhores notas no teste de impacto lateral ficaram com Cosco Moove, tido como muito bom, e Prime Baby, que recebeu conceito bom.
Na avaliação total de impacto, o bebê-conforto Cosco Moove apresentou os melhores resultados e é o primeiro caso de uma avaliação cinco estrelas de um modelo vendido na América Latina. Em seguida, os bebês-confortos Prime Baby Journey e Lenox Cozycot atingiram conceito bom. Os modelos Burigotto Touring Evolution SE, Tutti Baby Nino e Lenox Caracol (sem base) tiveram avaliação geral de impacto tida como aceitável. Já o modelo Lenox Caracol com base teve o pior resultado, sendo considerado muito ruim. Este produto só é vendido no Brasil com a base, portanto, não indicamos sua compra. Caso o consumidor já tenha comprado este produto, a Proteste orienta a usá-lo sem a base quando instalado no seu carro.
Falhas nas informações aos usuários
De forma geral, dos manuais avaliados, apenas o do Burigotto Touring Evoltion SE foi considerado aceitável, todos os outros foram considerados ruins. O manual da Burigotto apresenta texto de boa qualidade e de bom tamanho. As figuras são claras e os pontos importantes são destacados em vermelho. Ele peca por não apresentar instruções de limpeza, o que é exigido pela norma técnica. Em relação aos dados da etiqueta, faltam informações de segurança e de orientações que facilitem a correta instalação do dispositivo. Por isso, todos foram considerados muito ruins.
A cadeirinha Prime Baby Journey é a única que traz a etiqueta de alerta para a não instalação do produto em assentos equipados com airbag, mas ela está em inglês. Essa informação é essencial, uma vez que, em caso de colisão, o airbag pode sufocar a criança. E lembre-se: a cadeirinha nunca deve ser instalada no banco do carona. E os modelos do Grupo 0+ as crianças devem ser posicionadas de frente para o banco traseiro.

No Lenox Cozycot, não há recomendação para evitar que as tiras do cinto do carro fiquem torcidas. E esse é um dos erros mais comuns durante a instalação. É preciso ainda tensionar devidamente o cinto do carro antes de usar a cadeirinha, para que ela se mantenha firme no assento.
O que dizem as empresas
A Tutti Baby Afirma que sempre prezou pela segurança de seus produtos, característica aprovada no teste realizado pela Proteste, e que o modelo de bebê conforto da marca segue rigorosamente a norma brasileira NBR 1440.
?Todos os itens foram avaliados e aprovados pelos órgãos reguladores antes de chegarem ao consumidor. O modelo conta com ajuste central do cinto de segurança de cinco pontos, concha arredondada para balanço e é fabricado em plástico de engenharia, que dá à peça leveza e resistência?, diz um comunicado da empresa.
Sobre a comunicação do produto, além do manual de instruções, a Tutti Baby diz contar com vídeos explicativos em seus canais on-line e redes sociais, sempre à disposição para eventuais esclarecimentos. Os consumidores ainda podem encontrar todas as informações das quais precisam no site da Tutty. E informa ainda que a equipe de desenvolvimento da companhia, apesar de não ter acesso à metodologia dos testes realizados, irá avaliar com atenção todos os itens descritos pela Proteste.
A Burigotto S.A. Indústria e Comércio, por sua vez, esclarece que seu produto, a cadeira para auto Touring Evolution SE, é um produto seguro, que atende a todas as exigências de segurança das normas e regulamentos existentes no Brasil, sendo testado e aprovado consecutivamente por vários anos de acordo com a norma brasileira ABNT NBR 14400. A empresa informa ainda que irá entrar em contato com a Proteste para a devida comprovação de que o produto atende às normas acima citadas.
A Dorel Juvenile informa que todas as cadeiras da marca ? marcas Cosco, Voyage, Infanti, Safety 1st e Maxi-Cosi ? são desenvolvidas e produzidas dentro de rígidos padrões de segurança e conforto. Para as cadeiras distribuídas no Brasil, seguimos a norma NBR 14.400, mas em muitos quesitos o padrão interno da empresa excede as exigências da norma nacional.
?O resultado do teste reflete o cuidado e exigência que temos com todos os nossos produtos. Porém, é importante ressaltar que a Proteste utiliza metodologia própria para a avaliação de produtos, e não tem como base os mesmos critérios exigidos para que um produto seja certificado e tenha o selo do Inmetro. Sobretudo, os aspectos subjetivos das avaliações da Proteste, por vezes, são questionáveis ?, diz a Dorel, em nota.
Apesar de várias tentativas, não foi possível contato com os representantes pela Prime Baby e Kiddo/Lenox.