Cotidiano

Secretaria de Educação tem R$ 300 milhões à disposição de prefeituras

Condição para repasse é agilidade na elaboração de projetos por parte dos municípios

Cascavel – O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Jr., anunciou na quinta-feira (18), durante reunião da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), que sua pasta tem disponíveis para repasse aos 399 municípios do Paraná R$ 300 milhões destinados a financiamentos a serem feitos ao longo do ano.

A condição para que esse direito seja repassado às prefeituras, segundo Ratinho Jr., é uma boa agilidade na elaboração e apresentação dos projetos por parte dos municípios interessados.

“Capacidade técnica não falta aos municípios da Amop. A Amop, aliás, é a região do Estado mais eficiente no envio de projetos à Sedu”, destacou.

O secretário destacou que o Estado vive uma fase inédita de desenvolvimento, processo esse que alcança a totalidade dos municípios, independentemente da cor partidário de cada prefeito.

“O Paraná fez a lição de casa e procedeu com um ajuste fiscal que teve elevado preço político, mas o resultado agora todos podem observar. O repasse de ICMS, por exemplo, pela primeira vez superou o do FPM”, exemplificou.

Segurança e música

Outros assuntos foram abordados na assembleia de ontem, dentre eles o repasse do primeiro convênio entre Amop, Bombeiros e Unioeste para garantir projetos de segurança pública em eventos e que beneficiou Guaraniaçu.

Na ocasião, o presidente Amarildo Rigolin recebeu do apresentador Hemerson Teixeirinha, da TV Tarobá, o DVD alusivo ao 10º Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná). A reunião também teve a participação dos deputados André Bueno, Leonaldo Paranhos, Adelino Ribeiro e Elio Rusch, bem como do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), prefeito Marcel Micheletto.