
Na avaliação de especialistas, a ausência de uma legislação que dê uma abordagem moderna para esse tipo de contratação gera insegurança jurídica para empresários e trabalhadores, prejudicando o crescimento das empresas, do número de empregos e sobrecarregando a Justiça do Trabalho.
Atualizações necessárias
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi representada na audiência da Comissão do Senado por seu vice-presidente, deputado federal Laércio Oliveira (SD-SE). O projeto que trata do tema tem origem no Senado e é de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Na Câmara dos Deputados, tramita uma proposta de igual teor (PL 4.132/2012) de autoria de Laércio Oliveira.
A atualização da legislação trabalhista, ajustando-a a situações que não existiam no momento em que alguns dispositivos foram adotados, vem sendo debatida como uma necessidade para o País, sem que isso implique reformar toda a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou atingir direitos constitucionais dos trabalhadores.