Cascavel – Motoristas que trafegam pela as ruas da cidade estão observando nos últimos dias que os radares fixos estão sendo retirados. Ocorre que o contrato da empresa que fazia o serviço para a Transitar, a companhia de trânsito da cidade, terminou em dezembro do ano passado e, desde então, apenas os radares móveis estão sendo utilizados. No ano passado, os radares flagraram um total de 32.758 multas de trânsito durante todo o ano.
Segundo levantamento divulgado pela a Transitar, o número de multas caiu em comparação ao ano anterior de 2020, que foi de 35.510, mas vale lembrar como o contrato terminou no dia 2 de dezembro, o que diminui em quase trinta dias a fiscalização em comparação ao ano anterior. No ranking de multas, em primeiro lugar está a multa de transitar com velocidade superior permitida em até 20% que somaram 19.418 infrações, 5,7% a menos do que em 2020 que foram 20.593 multas.
Em segundo lugar está o avanço do sinal vermelho nos cruzamentos semaforizados com 11.196 multas, uma queda de 9,7% comparado a 2020 que fechou em 12.402 infrações. Um dado que chama a atenção foi o aumento das multas por transitar em velocidade superior a máxima em 50%, que passou de 155 para 171 infrações. Também houve crescimento nas fiscalizações em parar sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal, de 193 para 222 no ano passado.
Além disso, caiu a quantidade de multas por motoristas transitarem em velocidade de 20% a 50% acima da permitida de 1.531 para 1.498, queda de 2,2%. O que caiu também foram as multas por transitar na faixa ou via exclusiva para os ônibus do transporte público, que passou de 636 multas para 253 infrações. Outro problema bem específico de Cascavel que é a conversão à esquerda registrou uma redução. No ano passado foram 830 infrações, uma queda em comparação a 2020 que totalizou 988 multas.
Licitação
A presidente da Transitar, Simoni Soares, explicou que uma nova licitação está prevista para ocorrer no começo de fevereiro. A licitação contempla 15 novos radares e mais os 27 radares fixos que já existiam na cidade, um aumento de 45% da quantidade de equipamentos no perímetro urbano do município. A nova licitação, que estava prevista para o final de novembro, foi suspensa em razão da grande complexidade.
Como a reportagem de O Paraná já havia adiantado no começo do mês, os 15 novos pontos de instalação dos radares já foram definidos e estão distribuídos em vias que receberam melhorias e que passaram por estudos, aonde foram constatados problemas de excesso de velocidade, entre elas, Rua Xavantes, Adolfo Garcia e as avenidas Papagaios e Itália. Algumas terão até mais de um ponto de radar.
Simoni lembrou ainda que até a instalação dos novos radares do novo contrato, a fiscalização está ocorrendo por meio dos radares móveis, operados pelos agentes de trânsito. Conforme Simoni, são profissionais específicos em locais estratégicos para inibir o excesso de velocidade, infração responsável por 80% das mortes no trânsito.
Transitar espera estudo para iniciar as mudanças
Simoni Soares contou à reportagem que ainda neste primeiro trimestre do a companhia vai receber o PAIT (Plano de Intervenção Imediata no Trânsito) e que assim que receberem, vão aplicar as mudanças que são necessárias para melhorar o trânsito na cidade. O levantamento começou em 2019 e tinha 18 meses para ser entregue, mas atrasou devido a pandemia.
Um dos problemas que devem melhorar consideravelmente é a falta de sincronização dos semáforos. Simoni explicou que atualmente a sincronização é feita por meio de cabeamento e quando cai a energia ou dá apenas pico de energia ou até uma chuva, acaba prejudicando o chip que fica dentro do semáforo e acaba dessincronizando toda a via. “Quando cai de um perdemos de todos, sabemos do problema e queremos implantar uma nova tecnologia” disse Simoni. Cascavel tem 240 cruzamentos semaforizados.
A presidente reforçou que o PAIT é um estudo detalhado de contagem de veículos e que vai pode nortear as melhores ações tanto no centro, quantos nos bairros da cidade. Outra melhoria que deve ocorrer este ano é a contratação de mais agentes de trânsito, já que atualmente a companhia conta com apenas 26 agentes nas ruas. Segundo ela, isso será feito apenas este ano porque até o ano passado eles estavam impedidos pela a Lei Federal 173, de enfrentamento da pandemia, que restringia contratações.
Sobre os trabalhos, a presidente reforçou que no ano de 2021 eles reforçaram as fiscalizações nas vias que foram realizadas revitalizações e entregues e que o mesmo trabalho continua este ano, a atenção não somente ao centro, mas também aos bairros.
Cascavel terá dois novos binários
A Transitar trabalha na implantação de dois novos binários nos bairros Santa Cruz e Região do Lago. Estão sendo realizadas intervenções para nas Ruas Bororós/Tupiniquins e das Ruas Terra Roxa/Capitão Leônidas Marques. Quem passa pelos locais já podem ver placas encobertas e algumas sinalizações horizontais que demonstram a inversões de paradas obrigatórias nestas vias.
Segundo Simoni Soares, presidente da Transitar, a primeira implantação será no Santa Cruz, e a mudança nas Ruas Bororós e Tupiniquins devem ocorrer até início da próxima semana. Alguns semáforos novos já estão funcionando no local, entre eles, o que fica no cruzamento da Rua Tupiniquins com a Avenida Tito Muffato também pode ser observada por quem transita pelo local. O equipamento entra está ficando no alerta até liberação total do binário. A Transitar alerta os condutores para redobrar a atenção para as mudanças de sinalização no local.