Cotidiano

Quase 30 mil não fizeram biometria e tiveram títulos suspensos

O número surpreendeu os próprios servidores da Justiça Eleitoral

Cascavel – Quase 30 mil eleitores não fizeram a biometria em Cascavel, segundo o levantamento realizado pelos quatro cartórios eleitorais (68º, 143º, 184º e 185º). A quinta-feira (18) foi o último dia para os cartórios enviarem a lista dos faltosos para a sentença dos juízes eleitorais e depois para a publicação em edital.

O processo biométrico foi encerrado em 29 de janeiro, com 200.183 eleitores cadastrados. Tal número garantiu a manutenção do segundo turno na eleição a prefeito neste ano. A não realização do segundo turno era a maior preocupação do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), que se empenhou para chamar os eleitores a fazer a biometria.

Mesmo assim, 29.320 eleitores deixaram de fazer a sua regularização perante a Justiça Eleitoral. O número surpreendeu os próprios servidores da Justiça Eleitoral, que esperavam quantidade menor. A 184ª Zona Eleitoral foi a que teve o maior número de faltosos, com 7.722. Em seguida, a 143ª, com 7.519, a 185ª 7.507 e a 68ª, com 6.572.

De acordo com a chefe da 143ª Zona Eleitoral, Rubiane Kreuz, ontem foi o último dia para os cartórios enviarem as listas dos faltosos aos juízes eleitorais para as devidas providências.

“A partir dessa relação os juízes darão a sentença para a publicação em edital das pessoas que não fizeram a biometria”, afirmou Rubiane.

Ela informou que cada zona eleitoral vai montar um processo sobre a biometria e enviar para o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Este terá um prazo para o processamento dos dados e depois homologar o cadastramento biométrico em Cascavel.

Quem não fez a biometria dentro do prazo ainda pode regularizar a sua situação até 4 de maio e estar apto a votar na eleição municipal de 2016. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o título de eleitor de quem não realizou a biometria será cancelado.

Sob essa circunstância, fica proibido votar neste ano e, por exemplo, assumir vaga originada de concurso público.

“As pessoas que não fizeram a biometria já aparecem no sistema sem a quitação eleitoral. Elas precisam procurar o Fórum Eleitoral para regularizar a sua situação portando os documentos necessários para o atendimento”, afirmou Rubiane.