Cotidiano

Procuradoria-Geral cria força-tarefa para reforçar Lava-Jato no Rio

BRASÍLIA — O Conselho Superior do Ministério Público aprovou nesta quarta-feira a criação de uma força-tarefa para reforçar as investigações da Operação Lava-Jato na Procuradoria Regional da República no Rio de Janeiro, conforme informou o blog Lauro Jardim no site do GLOBO. O conselho é presidido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, responsável também pela criação da força-tarefa do Ministério Público em Curitiba e pelo grupo de trabalho em Brasília, que investiga políticos envolvidos com fraudes na Petrobras.

O procurador da República José Augusto Simões Vagos, da Procuradoria Regional da República da 2ª Região, e o procurador da República Eduardo Ribeiro Gomes El-Hage, lotado na Procuradoria da República em São João do Meriti, vão atuar em auxílio ao procurador da República Lauro Coelho Júnior. O Ministério Público Federal do Rio está a frente de importantes investigações sobre desvios de dinheiro da Petrobras.

Num dos casos, procuradores apuração o pagamento de propina de represantes da SBM para dirigentes da Petrobras. A empresa holandesa já reconheceu parte das irregularidades e se comprometeu a devolver R$ 1 bilhão a partir de acordo de leniência negociado com a ex-Controladoria-Geral da União, hoje Ministério da Transparência.