Cotidiano

Primeiras imagens do polo norte de Júpiter surpreendem Nasa

jupiter (3).jpg

RIO – A sonda Juno enviou para a Terra as primeiras imagens do pólo norte de Júpiter, registradas durante o primeiro “voo rasante” pelo planeta com seus equipamentos ligados. A imagem mostra sistemas de tempestade e atividade meteorológica diferente de qualquer coisa vista antes em todos os planetas do nosso Sistema Solar considerados “gigantes de gás”.

A espaçonave da Nasa executou o primeiro de suas 36 passagens orbitais no último dia 27 de agosto, quando passou a cerca de 4,200 quilômetros sobre as nuvens de Júpiter. Foram necessárias cerca de 36 horas para fazer o download dos dados, com seis megabytes no total, coletados durante o trânsito de seis horas, do polo norte para o polo sul do planeta. Enquanto os cientitsas seguem com a análise das informações, algumas descobertas únicas já podem ser reveladas.

“Primeiro vislumbre do polo norte de Júpiter, e não parece com nada que já vimos ou imaginamos antes”, disse o cientista Scott Bolton, principal pesquisador da missão. “É mais azul nessa área do que em outras partes do planeta, e tem muitas tempestades. Não há sinais de características que já conheciamos. Esta imagem é quase irreconhecível como um registro de Júpiter. Estamos vendo sinais de que as nuvens têm sombras, possivelmente indicando que as nuvens estão em uma altitude maior”

jupitervermelho.jpg