Cotidiano

Primeira semana de 2023 inicia com grande volume de chuva, mais de 40 mm

Primeira semana de 2023 inicia com grande volume de chuva, mais de 40 mm

Cascavel – O primeiro dia útil de 2023 foi marcado por um temporal que começou no início da manhã, por volta das 6h, deixando muitos imóveis sem energia elétrica, semáforos inoperantes e gerando transtornos a moradores. Até o fim da tarde de segunda-feira (2) choveu um acumulado de 40,8 mm, uma quantidade bastante considerável para o período.

De outro lado, as precipitações trouxeram um “alívio” com a redução das temperaturas que estavam bastante elevadas nos últimos dias. A Defesa Civil de Cascavel atendeu três chamados, dois de entregas de lonas e um de telhas. O presépio montado na Praça da Bíblia da cidade teve a cobertura danificada e diversos semáforos ficaram em amarelo piscante até próximo ao meio dia.

Cerca de 23 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica na Região Oeste, a grande parte em Cascavel, o que demandou muito trabalho das equipes para restabelecer o fornecimento de energia elétrica que se estendeu até o começo da noite. Além disso, as chuvas também afetaram o abastecimento de água em diversas cidades, que precisam de energia elétrica para conseguir funcionar.

As cidades de Catanduvas, Braganey, Corbélia, Iguatu, Lindoeste, Capitão Leônidas Marques e Santa Tereza do Oeste, mais os distritos de Rio do Salto, em Cascavel, Longuinópolis, em Braganey, e Vila Agro Cafeeira, em Matelândia, tiveram falta de água em todas as regiões em função da falta de energia nas unidades de produção e distribuição de água. Inicialmente, a estimativa era que a normalização no abastecimento ocorresse somente durante a noite.

As cidades de Ibema e de Matelândia e o distrito de Santo Izidoro, em Três Barras do Paraná, também foram afetados pelas chuvas e a falta de energia, porém, os sistemas foram restabelecidos ainda pela manhã. A falta de energia também afetou o poço de Santa Tereza do Oeste, no entanto, o sistema manteve o funcionamento normal.

Simepar

Segundo a previsão do Simepar (Sistema Metereológico do Paraná), a previsão para esta terça-feira (3) é de chuvas e de temperaturas entre 20 e 26 graus, e chuvas também para a quarta-feira (4). Depois o tempo abre, mas volta a chover no fim de semana.

De acordo com a meteorologista do Simepar, Lídia Mota, a previsão para este mês de janeiro é de chuvas irregulares, situação típica da estação com temperaturas mais altas, dentro da média para o mês. Já para mês de dezembro, a média histórica de chuvas é de 168,65 mm e, em Cascavel, choveu 111,8 mm, um pouco abaixo da média, justamente devido a distribuição irregular das chuvas.