Cotidiano

Presidenciável Fillon promete resistir a investigação formal na França

PARIS ? O candidato presidencial François Fillon enfrentará uma investigação formal da Justiça francesa, após ter sido protagonista de um suposto escândalo de corrupção. O conservador foi acusado de oferecer empregos-fantasma no governo à sua mulher e aos seus filhos durante anos. Em pronunciamento desta quarta-feira, Fillon disse que vai resistir e prometeu não abandonar a campanha para as eleições deste ano, apesar da pressão que sofre da classe política.

O candidato foi convocado a comparecer perante um juiz no dia 15 de março. Mais cedo, ele desmarcou abruptamente um evento de campanha importante, gerando especulações sobre a sua campanha e o escândalo que fez sua popularidade entrar em queda livre entre os eleitores.

Em discurso após o cancelamento da aparição pública, Fillon disse que a França é maior do que os seus erros. E fez um apelo para que seus simpatizantes se mantivessem firmes na campanha presidencial.

? Minha vontade de servir é maior que as acusações contra mim. Eu peço que vocês ressitam. Eu o faço e minha família política o faz frente a todos os tormentos. Sim, eu serei candidato à Presidência da República e podemos tirar destes episódios, com tudo que trazem de justo e menos justos, a força extra de que precisamos para endireitar este país.