TOLEDO

“Prefeitura na Rua” ouve demandas de lideranças de bairros de Toledo

Prefeitura de Toledo promove o primeiro encontro do 'Prefeitura na Rua', para ouvir as necessidades da comunidade - Foto: Prefeitura de Toledo
Prefeitura de Toledo promove o primeiro encontro do 'Prefeitura na Rua', para ouvir as necessidades da comunidade - Foto: Prefeitura de Toledo

Toledo - A Prefeitura de Toledo realizou, no último dia 30, a primeira edição do “Prefeitura na Rua”, no Centro Comunitário da região do Jardim Panorama. Foi um momento em que o prefeito Mario Costenaro e diversas autoridades municipais se reuniram para ouvir as necessidades de representantes das comunidades locais. A ocasião marcou o início de uma série de outros encontros que serão realizados, focados no diálogo entre a gestão municipal e os moradores da cidade.

Os representantes apresentaram demandas à gestão municipal, o que possibilitou que sejam conhecidas as situações das estruturas físicas e de serviços que necessitam manutenção ou implementação.

Algumas das demandas foram a abertura do orçamento participativo; ampliação de unidades de saúde que estão com a estrutura sobrecarregada, para que se possa aumentar o número de consultas médicas; ampliação e cobertura da Escola Walmir Grande; manutenção da sede da Associação de Moradores do Cesar Park e melhorias nas vias de acesso e transporte municipal para o parque industrial João Bortolotto.

Cmeis

Essas estruturas estiveram entre as mais citadas pelas representantes em relação a demandas. De acordo com os relatos, o Cmei Nona Gema precisa de reforma no refeitório, que está sem condições de utilização. As crianças estão fazendo a alimentação pelos corredores do Cmei.

Outra demanda para Cmei foi ampliação e construção de um espaço multifuncional, sala maior para planejamento dos professores e solução para o problema de água e terra que são levados para a calçada em dias de chuva. O Cmei do Jardim Panorama precisa de limpeza em todos os ares-condicionados e manutenção nas janelas que não abrem e prejudicam a ventilação das salas de aulas.

Hoje é um momento histórico, porque ele marca esse encontro com várias lideranças e de bairros muito populosos. É extremamente importante hoje virmos ouvir, pois estamos com todos os secretários, que são muito sensíveis às necessidades da população, e estamos também com os vereadores”, declarou o prefeito Mario Costenaro.

Autonomia

Mario ressaltou que o momento é uma construção de diálogo, sempre respeitando a autonomia do Legislativo e também do Executivo, mas com esses dois poderes juntos ouvindo a população de uma forma mais próxima e direta. “Não tenho dúvidas que vamos dar atenção à questão da priorização, que é algo apresentado pelos representantes hoje. São muitas demandas, queremos solucionar todas, mas é importante agora o planejamento a curto, médio e longo prazo. Tenho certeza que temos um longo e bom caminho pela frente”, enfatizou o prefeito.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Panorama, Bruno Godoi da Silva, é atuante na questão comunitária e articulou a criação de um núcleo das associações do seu bairro, do César Park e do São Francisco. Esse núcleo agrega bairros adjacentes e compreende 12 presidentes de bairros. “Hoje vimos que essa gestão pretende entrar para a história. Nunca vimos outra gestão vir até nosso bairro e até mesmo à nossa região para ouvir-nos. Vai ser um marco histórico não só para o Panorama, mas também para os bairros do entorno”, celebrou Bruno.

Democrática

Para Bruno, ações como essa vão agregar positivamente para todos os bairros da cidade, o que vai rumo a uma cidade mais democrática. “O primeiro passo já foi dado, pois agora fomos vistos pela gestão. O próximo é organizar todas as demandas e definir as prioritárias para entregar para o prefeito para que nossos bairros sejam atendidos”, pontuou Bruno.