ASSISTENCIALISMO

Prefeitura já emitiu mais de 360 passagens para cidades de origem a pessoas em situação de rua em 2025

Foto: Secom
Foto: Secom

Cascavel - A Prefeitura de Cascavel tem uma rede estruturada de acolhimento destinado à população de rua que realmente aceita ajuda e busca uma chance de mudar de vida. Além dos acolhimentos na Casa Pop, Albergue Noturno e Centro Pop e encaminhamentos para vagas de emprego, a Secretaria de Assistência Social conta com o auxílio-passagem. Assim, pessoas em situação de rua podem retornar à cidade de origem e deixar Cascavel de forma definitiva.

Neste ano, o governo municipal já emitiu 361 passagens, um investimento de R$ 51.196,72. Em comparação, em 2024, durante todo o ano, foram emitidas 578 passagens, na ordem de mais de R$ 83 mil.

O auxílio-passagem, vale destacar, é um benefício eventual de vulnerabilidade temporária destinado a pessoas em situação de rua em trânsito. A medida é prevista e regulamentada pelo Conselho Municipal de Assistência Social. “É concedida para pessoas ou famílias em situação de rua que solicitam o beneficio para retornar para cidade de origem. Ou para pessoas em situação de rua trecheiros que não têm moradia fixa e têm como prática a circulação por diferentes cidades”, explica a assistente social, Poliana Lauther.

ABORDAGEM SOCIAL

Em Cascavel, está ativa a Campanha Não Doe Esmola, Acione a Abordagem Social, ação de caráter educativo. Portanto, a campanha visa sensibilizar a comunidade a ajudar sem dar dinheiro, mas acionando o serviço da Abordagem Social. Este serviço atende em regime de plantão das 7h às 0h, pelo telefone (45) 98431-6376.

Por fim, os moradores também sempre podem contar com o apoio da Guarda Municipal pelo telefone 153 em questões de segurança pública.

Fonte: Secom