Cotidiano

Prefeitos pretendem investir em tecnologia

A necessidade de se investir em sistemas e na implantação de projetos de cidades digitais e inteligentes para maior controle de gestão e eficiência no atendimento à população é cada vez mais crescente no país. No Oeste do Paraná, 79% dos prefeitos incluíram nos planos de governo, protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral, propostas de investimentos em tecnologia.

 O levantamento foi feito pela Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa que promove no dia 26 de Julho, em Foz do Iguaçu, o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense. O evento, organizado em parceria com a Assespro-PR, é gratuito para servidores públicos e irá abordar políticas públicas, soluções de mercado e tecnologias implantadas nos municípios.

 Ao todo, os prefeitos eleitos incluíram mais de 230 propostas para modernizar algum setor da administração pública, com destaque para Educação, com 15% do total, seguido da Segurança Pública, 12%.  O prefeito Ailton “Ito” Caeiro, de Tupãssi, colocou como demanda melhorias no sinal de telefonia e de internet aos moradores e produtores rurais. Entre as propostas do prefeito de Matelândia e presidente da Associação de Municípios do Oeste do Paraná, Rineu Menoncin, mais conhecido como Teixeirinha, estão a aquisição de lousas digitais, câmeras de monitoramento, ações de inclusão digital, entre outras. Já entre as metas do prefeito de Campo Bonito, Antonio Carlos Dominiak, o Toninho, está a oferta gratuita do sinal de internet em espaços públicos.