Cotidiano

Prefeitos fazem apelo por mais segurança pública

Efetivo e viaturas Com elevação da Companhia, a região deverá ter aumento do efetivo policial em 50%, saindo dos atuais 181 e chegando a 273 policiais militares. É o primeiro passo para, no futuro, ocorrer a transformação em batalhão de polícia.

Laranjeiras – Prefeitos dos 21 municípios da Cantuquiriguaçu, região administrativa centralizada por Laranjeiras do Sul, unem-se para fazer um apelo por mais segurança pública. Os elevados índices de ocorrências predominaram na primeira reunião da entidade no ano e o consenso é de que há urgência em reforços para inibir a criminalidade e devolver a segurança que até recentemente era comum em cidades de pequeno porte. Os gestores também falaram sobre o número reduzido de efetivo policial, de poucos equipamentos e de viaturas em estado de sucata.

Além de mais investimentos por parte do Estado, os prefeitos consensuam quanto à necessidade de instalação de uma companhia independente da Polícia Militar na região. “Vamos fazer uma mobilização para pedir agenda com o governador Beto Richa, Lá, exporemos a situação e pediremos apoio do Estado para que a unidade seja implantada o mais rapidamente possível”, diz o presidente da Cantu e prefeito de Pinhão, Odir Gotardo. Os gestores já analisam até aonde a unidade deve ser instalada. Alguns critérios devem ser observados, como as contribuições que a estrutura trará à cidade e ao entorno.

O capitão da 2ª Companhia da Polícia Militar, Jakson Aquiles Busnello, fez os estudos técnicos para a implantação da Companhia Independente da PM na Cantuquiriguaçu. O projeto foi aprovado pela Assembleia em dezembro de 2015, publicado no Diário Oficial e aguarda apenas a sanção governamental. Conforme Busnello, a unidade deverá atender dez cidades, com população estimada de 110 mil habitantes. “Com a unidade policial independente, teremos uma atuação descentralizada, com a presença da PM de forma mais efetiva nas comunidades inseridas”, explicou o Capitão.