Cotidiano

Pesquisa online vai mapear hábitos de consumo dos paranaenses no turismo

Pesquisa online vai mapear hábitos de consumo dos paranaenses no turismo

A Secretaria de Estado do Turismo, por meio da sua Coordenadoria de Inteligência e Estratégia, lançou uma pesquisa online com o objetivo de conhecer a opinião e percepção da população paranaense sobre o turismo, bem como identificar os seus principais destinos e hábitos de consumo de viagens. Para participar, basta acessar o formulário elaborado em parceria com a Celepar, que está disponível neste link até o dia 18 de junho.
O questionário é rápido e bem simples de ser respondido. As informações obtidas servirão de base para a formulação de políticas públicas visando o melhor desenvolvimento do turismo, permitindo captar a percepção dos paranaenses. “É muito importante que os moradores do Paraná participem desta pesquisa, pois dessa forma a Secretaria vai conhecer melhor os hábitos, interesses e preocupações relacionados ao nosso turismo. Os resultados deste levantamento ajudarão na tomada de decisões”, ressalta o secretario de Estado do Turismo, Marcio Nunes.
Por meio do formulário, será possível saber quantas viagens o os paranaenses fazem por ano, em média; quais destinos preferem dentro do Estado; que motivos o levam a viajar e a escolher seu destino; como veem o fomento e as políticas de turismo em seus municípios; dentre outros. Também será possível mensurar os impactos dos atrativos religiosos, do turismo rural, e dos parques naturais no cenário estadual.
O diretor de Sustentabilidade e Inteligência Turística da Secretaria, Marcelo Martini, reforça a importância da participação popular. A pesquisa será divulgada em eventos e junto às 399 prefeituras. “Quanto maior a base de dados, mais consistentes serão os resultados”, disse.
“O turismo é um braço importante da economia paranaense, pois movimenta uma extensa cadeia produtiva. Conhecer melhor o comportamento de consumo e a percepção turística dos moradores do Paraná é fundamental para subsidiar o processo de transformação positiva nas nossas 19 regiões turísticas”, afirmou Yure Lobo, coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da pasta.
“Queremos melhorar os serviços e produtos disponíveis, além de acompanhar as tendências de mercado”, arrematou Gilce Zelinda Battistuz, técnica em Estatística da pasta.

R$ 51,3 mi
Com investimento de R$ 51,3 milhões do Governo do Estado, começaram as obras de pavimentação da PR-239, entre Toledo e Assis Chateaubriand, na região Oeste. A execução é da Secretaria de Infraestrutura e Logística, com fiscalização pelo DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná).
Já acontece a instalação do canteiro de obras para que os trabalhos mais pesados, como terraplanagem e implantação do sistema de drenagem, comecem a ser feitos. A pavimentação inicia no entroncamento da PR-239 com a PR-317, em Bragantina, distrito de Assis Chateaubriand, e vai até o entroncamento com a PR-182, próximo ao Biopark, em Toledo. A extensão é de 9,66 quilômetros.
“A pavimentação deste trecho vai criar um novo corredor logístico para produção agrícola, além de facilitar o acesso da região ao Biopark. Estamos investindo na infraestrutura da região Oeste para que ela seja, além de um polo do agronegócio, um dos maiores centros tecnológicos do País”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Além do Biopark, parque tecnológico de 5 milhões de metros quadrados voltado para áreas de pesquisa, educação e negócios, o trecho abriga empresas e agricultores produtores de soja. O novo eixo poderá ser utilizado para escoamento de carga tanto no sentido interior de São Paulo quanto Mato Grosso do Sul.
A obra de pavimentação da PR-239 chegou a ser licitada em 2018, mas teve o contrato rescindido sem nenhum serviço chegar a ser executado. A rescisão foi de forma amigável, sem ônus para o Estado, a pedido da própria antiga empresa vencedora. “Realizamos todo o processo de maneira transparente e solucionamos os problemas do contrato anterior. Agora estamos tirando essa obra do papel após muito esforço e compromisso com a região. Tivemos que fazer uma nova licitação no modelo RDCi, com o edital atualizado, com previsão de aplicação de tecnologias mais modernas e melhor custo-benefício para administração pública”, explica Sandro Alex.

PROJETO E PRAZO
Serão duas pistas de 3,5 metros cada uma, com acostamentos externos de 2,5 metros em ambos lados da rodovia. As interseções em nível em ambos os entroncamentos da rodovia vão contar também com iluminação viária. A maior parte do traçado existente será aproveitada, com uma correção em segmento de 1,3 quilômetro para eliminar curvas.
Estão previstos serviços de terraplenagem, execução de dispositivos de drenagem e obras de arte correntes, sinalização horizontal e vertical e serviços complementares. O prazo para entrega da obra é maio de 2024.