Cotidiano

Paranhos faz visita à Polícia Militar em dia de troca de comando

Coronel Rubens Garcez da Luz ingressou na Reserva Remunerada da Corporação após 35 anos de serviços prestados à sociedade paranaense

Paranhos faz visita à Polícia Militar em dia de troca de comando

O prefeito Leonaldo Paranhos esteve na manhã desta terça-feira (19) no 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), onde aconteceu a posse do novo comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM), que tem sede em Cascavel.

Depois de 35 anos de prestação de serviços à sociedade paranaense e à Polícia Militar do Paraná (PMPR), o coronel Rubens Garcez da Luz foi para a Reserva Remunerada da Corporação. O coronel José Osmar Novach assumiu o comando regional.

Paranhos destacou e agradeceu o serviço prestado pelo coronel Garcez e desejou sucesso ao novo comandante.

“O coronel Garcez desenvolveu um brilhante trabalho em Cascavel. Tivemos muitas parcerias, entre elas a que trouxe a Esfaep [I Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças], que garante a formatura dos nossos policiais aqui em Cascavel, trazendo mais segurança para a nossa cidade, pois a partir do momento que chegam aqui, homens e mulheres para fazer o treinamento, a cidade ganha, porque eles já começam o trabalho de segurança”, afirmou Paranhos.

O coronel Garcez iniciou e terminou sua carreira de oficial no mesmo batalhão. Ele lembra o início da carreira, quando se formou aspirante e iniciou sua vida profissional. Garcez disse que o coração está leve, com o sentimento de missão cumprida.

“Eu estou muito feliz e emocionado ao mesmo tempo porque quando eu me formei aspirante, aqui neste batalhão eu comecei minha carreira profissional, depois que saí da academia e por uma coincidência ou acredito eu que por destino do nosso Deus, Ele também oportunizou de encerrar essa minha carreira justamente onde tudo começou”, disse o coronal Novach.

Na reserva, Garcez diz que vai terminar de escrever um livro e não descarta a possibilidade de iniciar outra carreira, desta vez na política. “As conversas estão bem avançadas, vamos fazer uma análise sobre essa questão”, afirma.

O novo comandante já trabalhou no 6º BPM por 11 anos, quando iniciou na corporação. Ele diz que o efetivo é um dos melhores para se trabalhar operacionalmente e que pretende dar continuidade ao trabalho que está em andamento.

“Nós vamos seguir o que já está sendo colocado pelo comando geral, que é um plano estratégico de principalmente valorizar aquele que trabalha junto com a população, aquele que presta o serviço”, afirmou.

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, diz que para o alto comando da corporação é uma alegria participar da solenidade e prestar homenagem ao coronel Garcez.

“Eu tenho certeza que ele está com um coração muito alegre, apesar de estar saindo da rotina da caserna, mas assim você fecha um ciclo onde ele iniciou aqui em Cascavel e agora encerra sua carreira após 35 anos aqui também na mesma região com certeza é um motivo de grande alegria e ele agora vai descansar e curtir sua família”, afirmou o comandante.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cascavel (Codesc), Alci Rotta Junior, disse que o sentimento é de felicidade, mas também já de nostalgia pelo papel que o coronel Garcez desempenhou na corporação.

“O Garcez fez uma história na polícia, é incrível, chegou a coronel, ao último cargo da Polícia Militar e deixa um legado gigantesco para a Cascavel região”, disse.

Foto: Vanderlei Faria/Texto: Secom