Cotidiano

PAPI: Novo sistema de segurança para aeronaves começa operar em Cascavel

PAPI: Novo sistema de segurança para aeronaves começa operar em Cascavel

Comprado ainda no ano de 2015, o PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), um sistema de iluminação instalado ao lado esquerdo de cada cabeceira da pista de pouso e decolagem e que emite luzes que fazem a orientação da angulação para aumentar a segurança do piloto que pode confirmar se está na posição certa, passou a funcionar nesta semana no Aeroporto Regional do Oeste Coronel Adalberto Mendes, em Cascavel.

De acordo com a diretora de administração aeroportuária, Jocemara Lopes, o equipamento não pode ser instalado antes por conta de um conjunto de processos que foi preciso cumprir para colocá-lo em funcionamento. A diretora lembrou que quando o equipamento foi comprado, na última gestão do então prefeito Edgar Bueno, o aeroporto teve a pista ampliada e, por anos, o processo ficou parado até que fosse finalizada a construção do novo terminal de passageiros e do novo pátio de aeronaves.

Segundo Jocemara Lopes, depois das obras concluídas, iniciou-se o processo de certificação da mudança pelo Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e a homologação do Departamento de Controle de Espaço de Controle Aéreo para que, então, o PAPI pudesse ser instalado. “É um equipamento que vem somar com os nossos outros sistemas de segurança como de balizamento da pista, farol rotativo. Além disso, os aeroportos de grande porte também dispõem desse tipo de equipamento”, detalhou.

O PAPI é composto por quatro luzes que indicam os seguintes cenários: quatro luzes brancas indicam que o avião está muito alto; caso uma das luzes esteja vermelha, a aeronave ainda está um pouco acima. É preciso estar com duas luzes vermelhas e duas brancas para que o avião esteja na rampa certa. As luzes e as lâmpadas na pista de pouso e no aeroporto, têm funções específicas e garantem a segurança e orientação durante as operações.

NOVO NÍVEL
Conforme diretora do Aeroporto Regional do Oeste, a instalação do Papi também contribui e é uma exigência para que o aeródromo de Cascavel possa subir de nível; é mais um passo para obter a Certificação de Segurança Operacional, que o aeroporto de Cascavel ainda não tem e que está trabalhando para conseguir, visto que precisa cumprir vários requisitos. A boa notícia é que a partir de agora, com os processos realizados, a administração municipal aguarda Cascavel suba um novo degrau na classificação, passando de 1 para a fase 2.

“Uma das exigências para passarmos a classe 2 é ter tido uma média mínima de 250 mil passageiros nos últimos 3 anos e apenas no ano passado chegamos à marca de aproximadamente 380 mil passageiros. Acreditamos que essa mudança ocorra até o mês de maio, pois já está sendo analisada pela a Anac”, disse.

Voos alternados
De acordo com a diretora do Alberto Mendes, outro benefício da instalação do PAPI é que com este reforço na segurança, a administração do aeroporto pretende evitar que os voos sejam alternados para outros aeroportos. “Na maioria das vezes quando o voo é desviado para Foz é por condições meteorológicas. Mas, agora com o Papi, ele permite que os pilotos tenham uma maior visualização principalmente naqueles dias de neblina e nevoeiro. Por isso, acreditamos que isso vai reduzir drasticamente”, ratificou. Em 2022, foram 37 voos alternados e no ano passado 31 ao todos.

Novos voos
A partir do dia 31 deste mês o Aeroporto terá mais uma companhia aérea em Cascavel, a VoePass que será a quarta empresa com voos diários, além da Gol, Azul e Latam. O voo terá destino ao Aeroporto de Congonhas, centro de São Paulo, conhecido por fazer conexões com o Brasil inteiro. Com a nova empresa operando, a tendência é que a maior concorrência entre as companhias, Cascavel tenha um cenário favorável para a redução no preço das passagens.
Os voos sairão de Congonhas às 18h05, vão pernoitar em Cascavel e saem novamente às 5h20. A aeronave é a ATR 72, que tem capacidade para 68 passageiros. “Atualmente temos uma média de 9 voos diários com as empresas com destinos para Curitiba, Campinas e Guarulhos. E o objetivo é que a oferta de voos e destinos aumente a cada ano, ofertando mais possibilidades aos passageiros de todo o Brasil, mas, principalmente para os moradores de Cascavel e região”, disse Mara.

Plano de expansão
Com o Papi em funcionamento, a partir de agora a Transitar passa a focar no plano de expansão do aeroporto, que inclui a construção de mais estacionamento de aeronaves da aviação regular já que o espaço atual abriga apenas três aeronaves. Para isso, ainda é preciso providenciar outro pátio, já que no período das férias de verão, o fluxo de aeronaves aumenta com os voos e destinos extras.
Além disso, a intenção é de aumentar a pista dos atuais 1781 para 2,5 mil metros e ampliar a Taxyway, que é o percurso que é feito até os hangares que estão sendo construídos em cinco terrenos próximo e que já foram licitados.