Cotidiano

Opções orgânicas no Calçadão

Verduras e legumes livres de agrotóxicos e de contaminação. Quem foi para o Calçadão da Avenida Brasil, em frente à Catedral, prestigiar a Feira Agroecológica no fim de semana, teve acesso a produtos orgânicos, fresquinhos, vindo direto da horta do Projeto Quintal Produtivo.

Verduras, temperos, legumes, até mesmo adoçantes conhecidos como Stévia, só que in natura, estavam presentes nas barraquinhas. O projeto é desenvolvido com muito carinho por cerca de 40 pessoas, contando produtores e idealizadores, e é autossustentável.

“A produção é pequena a produção, e existia a dificuldade em comercializar esses produtos. Foi aí que a Catedral cedeu a calçada em frente à igreja para podermos vender. Tudo que é arrecadado aqui, volta para o projeto, para que possamos desenvolver mais”, conta a coordenadora da Cáritas na Arquidiocese de Cascavel, Rosângela Ferreira.

Produtos saudáveis

O projeto também adere à necessidade de quem prefere produtos mais saudáveis, livre de contaminação. “A stévia, por exemplo, você encontra industrializada no supermercado, para usar como adoçante. Mas, pra que comprar o industrializado, com conservantes, se você pode manter o natural?”, sugere. A ideia é desenvolvida pela Cáritas Diocesana de Cascavel, em parceria da Associação de Produtores Agroecológicos.