Cotidiano

Oeste tem 15% dos motoristas com CNHs suspensas no Estado

Somente nos dois primeiros meses do ano foram 2.435 condutores impedido de dirigir

Cascavel – Infrações gravíssimas que levam à perda da carteira na hora ou mesmo o acúmulo de mais de 20 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) fazem com que, todos os dias, 42 motoristas tenham a permissão suspensa pelo Detran na região Oeste do Estado.

De acordo com levantamento feito pela equipe de reportagem de O Paraná, somente nos dois primeiros meses de 2017, 2.435 condutores tiveram o direito de dirigir suspenso na região. O número equivale a mais de 15% do total do Estado, que fechou o bimestre com cerca de 16 mil motoristas autuados.

Comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de quase 7% na região. Em janeiro e fevereiro de 2016, os municípios do Oeste contabilizaram 2.276 suspensões.

O município com o maior número de CNHs suspensas é Cascavel. Com uma frota de mais de 215 mil veículos, nos dois primeiros meses deste ano 850 motoristas foram autuados. O número é 4,2% menor do que no ano passado, quando foram 888 os condutores enquadrados na lei.

A segunda colocação fica para Foz do Iguaçu com 607, seguido de Toledo com 396 e Assis Chateaubriand com 114. Em toda a região, somente dois municípios não aparecem na lista do Detran: Campo Bonito e Serranópolis do Iguaçu.

Em todo o Estado, nos dois primeiros meses de 2017 o Departamento de Trânsito do Estado já enviou 16 mil avisos de suspensão. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 11,8 mil notificações, é de 36%.

Do total de motoristas suspensos este ano, 11 mil são homens e quatro mil mulheres. Os condutores com mais de 50 anos são os que mais têm registro de suspensão: 4.124 notificações. Segundo o levantamento, todos os dias, em média, 273 motoristas paranaenses são notificados de que tiveram o direito de dirigir suspenso por cometer infrações de trânsito.