Pato Branco – Os 500 mil metros cúbicos de terra deslocados por um trecho de 5,2 quilômetros dão uma boa impressão do tamanho do desafio de tirar do lápis o Contorno Noroeste de Pato Branco, no sudoeste do Estado. O investimento do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) foi de pouco mais de R$ 30 milhões e a obra avança para mais de 70%. A novidade será entregue ainda neste ano para a população.
O empreendimento vai interligar a BR-158 (ligação com Coronel Vivida, a sete quilômetros do primeiro viaduto urbano de Pato Branco), à PR-493 (sentido Itapejara do Oeste). O principal objetivo é desviar o tráfego pesado da área urbana do município e facilitar o escoamento logístico do sudoeste. A obra conta com 20 mil toneladas de asfalto, uma ponte, um viaduto e uma rotatória.
“Pato Branco é um dos polos do sudoeste e está investindo cada vez mais em inovação, tecnologia associada à produção agrícola, além do setor de serviços. Esse planejamento em torno do Contorno leva em conta a necessidade de resolver um gargalo urbanístico e possibilita a atração de novos investimentos”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Plano-diretor
O Contorno Noroeste é um estágio fundamental dentro do plano-diretor municipal porque Pato Branco não consegue mais crescer no sentido de Vitorino e Mariópolis, ao Sul, e planeja o uso urbano responsável em direção à obra. “Futuramente, esse trecho entre o trevo da atual saída da cidade e o viaduto deve ser municipalizado, virar uma avenida, e a estrada federal será desviada por essa nova implantação”, afirma Paulo Melani, gerente de Obras e Serviços do DER-PR e responsável pela fiscalização do novo Contorno. “É uma projeção de longo prazo, idealizada para melhorar a vida da população e da produção de renda do município”.
A obra
Os 100 mil metros quadrados novos implementados em Pato Branco compreendem um viaduto de concreto armado em desnível de 45 metros na BR-158, com vigas que pesam mais de 50 toneladas e têm mais de 1,80 metro de altura; um trecho de 5,2 quilômetros em asfalto de 7,20 metros de largura com 3 metros de acostamento de cada lado, inclusive com terceira faixa; uma ponte sobre o Rio Ligeiro, também de 45 metros, cerca de um metro acima da cota máxima da cheia; e uma rotatória de 100 metros de diâmetro no ponto final, na PR-493.
Ao longo do trecho foram feitas 17 desapropriações, cercas nas áreas de agricultura, bueiros, pontilhões, canais, sarjetas e valetas para drenagem (superficial e subterrânea) e escoamento adequado das águas da chuva e asfalto no acesso a vias laterais municipais.
No atual estágio da obra, ainda resta plantação de grama e árvores, asfalto no trecho final da rotatória e em cima do viaduto, sarjeta, meio-fio e o acabamento, com sinalização vertical e horizontal.
Esse trecho prestes a ser entregue é o primeiro do Contorno. A obra completa ainda prevê mais 14 quilômetros da rotatória até Vitorino, próximo da ponte do Rio Caçadorzinho, já com destino a Francisco Beltrão. O projeto está pronto, conta com mais duas pontes, um viaduto e todas as licenças ambientais autorizadas.
Paraná terá mais quatro contornos
O Paraná terá outros quatro contornos rodoviários nos próximos meses. Estão em obras o Contorno Noroeste de Francisco Beltrão (sudoeste) e o Contorno de Palotina (oeste), e em estágios anteriores o Contorno Norte de Castro (Campos Gerais) e o de Arapongas (norte). Os três primeiros são obras do DER-PR e o último será construído pela concessionária que administra o trecho da BR-369, a Viapar.
Em Francisco Beltrão, o Contorno Noroeste será uma nova conexão entre a PR-180 (saída para Dois Vizinhos) e a PR-483 (ligação com Cascavel), com 5,2 quilômetros de extensão e investimento na casa de R$ 50 milhões.
Em Palotina, o novo contorno de 15,6 quilômetros vai desviar o fluxo pesado de caminhões do Centro e é um grande enlace em torno das duas principais rodovias que cortam o município, a PR-182 e a PR-364.
Em Castro, o trecho terá cerca de 15,6 quilômetros e a obra está orçada em R$ 112 milhões. Ela faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento). A abertura dos envelopes com as propostas ocorrerá neste mês.
A construção do Contorno de Arapongas vai começar no KM 191 da BR-369, alguns metros ao norte do totem que demarca o Trópico de Capricórnio. A nova pista seguirá a leste da rodovia e voltará a se encontrar com a estrada principal nas proximidades do Pavilhão de Exposições de Arapongas, pouco antes da praça de pedágio do município. Serão 10,2 quilômetros de extensão.