Cotidiano

No Paraná, agências reabrem só na quinta-feira para o público

Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%

Curitiba – Apesar da greve dos funcionários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) ter o seu fim anunciado na sexta-feira (25), o atendimento ao público só será retomado quinta-feira, 1º de outubro, segundo o Sindiprevs (Sindicado dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Estado do Paraná). Até lá seguem o atendimento somente das perícias agendadas.

A retomada aos trabalhos não é imediata porque o acordo que põe fim à greve será assinado entre os grevistas e o governo somente nesta terça-feira, quando todos os estados tiveram tempo de realizar assembleis locais para analisar a proposta. Amanhã, os servidores retornam aos trabalhos para reiniciarem ao sistema da Previdência.

Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem, e outra em janeiro de 2017. O fim da paralisação foi suspenso, mas a categoria segue em estado de greve, ou seja, a greve poderá ser retomada a qualquer momento.

Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação.

Os funcionários pediam reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.

Além dos servidores administrativos, os peritos do INSS também estão em greve em todo o país. A paralisação começou no último dia 4 e, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos em Previdência Social, ainda não há previsão de fim do movimento dos peritos.