NOVA YORK – O jornal americano ?The New York Times? anunciou, no último fim de semana, que planeja mudar a forma como apresenta as notícias na página inicial de seu site. O objetivo é personalizar o portal, ajustando a seleção de matérias exibidas de acordo com o interesse de cada leitor.
Segundo reportagem do jornal publicada no fim de semana, serão levados em conta fatores como os assuntos em que o leitor mais se interessa, onde ele vive e em qual frequência ele visita o site.
?Precisamos atender ao nosso público um a um?, afirmou Kinsey Wilson, vice-presidente executivo e editor de inovação e estratégia do ?NYT?, acrescentando que o objetivo é oferecer uma experiência enriquecida.
Essa personalização, contudo, não quer dizer que o jornal vai deixar de apresentar na página inicial as notícias importantes. Wilson explicou que assuntos mais importantes e mais atrativos serão exibidos em destaque na página para todos os leitores. O conteúdo ajustado ao gosto do leitor será disposto ao redor disso.
O texto publicado pelo ?NYT? lembra que o jornal já tem experimentos de personalização de conteúdo implementados, como a caixinha ?Recomendado para você?, na qual aparecem reportagens que, segundo os dados do site, o usuário ainda não leu. Outro experimento de conteúdo personalizado são os alertas de notícias que variam conforme o local em que o leitor está.
ACESSO CONTINUA INALTERADO
E há ainda outras ideias sendo debatidas, a exemplo do alerta para avisar ao usuário que um de seus colunistas favoritos acaba de publicar um texto novo. Também poderá vir a ser adotado um sistema que retiraria de uma história de posição de destaque depois de ela ser lida, e que manteria ali por mais tempo no caso de um leitor que costuma visitar a página com frequência menor.
O ?New York Times? ressalta que, independentemente de quais novidades sejam adotadas pela publicação, elas não vão alterar o acesso dos leitores a todo o conteúdo do jornal, mas apenas o modo como estes conteúdos vão aparecer.
Ao jornal, Cliff Levy, vice-editor chefe do ?NYT?, disse que o que a empresa está tentando é melhorar o acesso dos leitores ?ao conteúdo que eles querem achar?.