Cotidiano

Neandertais criaram estruturas rochosas em caverna há 175 mil anos

BERLIN, Alemanha – Quando duas misteriosas construções erguidas com fragmentos de rocha foram achadas nas profundezas de uma caverna na França, cientistas ficaram estupefatos. Quem foi responsável por aqueles estruturas circulares de até 40cm de altura e 6,5 metros de circunferência? Agora, um estudo de arqueólogos franceses revela que são obra de neandertais que ocupavam o local há cerca de 176 mil anos.

A pesquisa, publicada pela revista “Nature” nesta quarta-feira, reforça um conjunto de evidências de que essa espécie humana, extinta há cerca de 40 mil anos, era mais inteligente do que se pensava.

Os anéis no chão da caverna foram feitos a partir de estalagmites, espécie de pilar naturalmente formado por sedimentos minerais em ambientais subterrâneos. Os habitantes da caverna quebraram as estalagmites em pequenos pedaços de tamanhos similares, que foram dispostos em círculos ovalados.

As estruturas foram descobertas por acaso, em 1990, depois de dezenas de milhares de anos intocadas, já que um deslizamento fechou a entrada da caverna, em Bruniquel, no Sudoeste da França.

Pesquisas prévias sugeriram que as estruturas eram anteriores à chegada do Homo sapiens, o homem moderno, à Europa, há cerca de 45 mil anos. Mas a ideia de que Neanderthais foram responsáveis pelos achados no chão da caverna não se encaixavam na percepção de que esses humanos primitivos eram incapazes de apresentar um comportamento complexo necessário para viver no subterrâneo.

Caverno.jpg

Por meio de técnicas sofisticadas de datação, a equipe liderada pelo arqueólogo Jacques Jaubert, da Universidade de Bordeaux, na França, descobriu que as estalagmites foram provavelmente quebradas do chão há cerca de 176,500 anos “fazendo desses edifícios as mais antigas construções feitas por humanos de que se tem conhecimento”.

“A presença a 338 metros da entrada da caverna indica que humanos desse período já tinham dominado o ambiente subterrâneo, o que pode ser considerado um grande passo na modernidade humana”, concluíram os cientistas num estudo publicado nesta quarta, na revista “Nature”.

Jaubert descartou a hipótese de que esses aneis, que têm vestígios de fogueira, foram formados por acaso ou de que foram juntados por ursos e lobos (foram encontrados ossos dessas espécies na entrada da caverna).

“A origem dessas estruturas é inegavelmente humana. Não pode ter outra hipótese”, disse o cientista à agência de notícias Associated Press.