CASCAVEL

Municipalizada, Avenida Piquiri é entregue após 20 meses em reforma

Foto: Secom
Foto: Secom

Motivos de reclamações por anos devido à quantidade de problemas que trazia para a mobilidade urbana da Região Norte da cidade, a Avenida Piquiri – principal via de acesso de diversos bairros ao centro de Cascavel – foi toda revitalizada e as obras foram entregues oficialmente nesta terça-feira (24) à comunidade. Antes das reformas, a avenida era estreita e com o grande tráfego de caminhões tinha muitos buracos que ficavam piores nos dias de chuva.

A entrega foi feita pelo secretário municipal de serviços e obras públicas, Sandro Rocha Rancy, que explicou que os motoristas já estavam utilizando a estrutura que agora foi entregue oficialmente. “É uma grande satisfação entregar uma obra que mudou a vida das pessoas, já que tinha diversos problemas. Estamos devolvendo para os cascavelenses a sua contribuição que com certeza faz a diferença das pessoas que residem na região ou que passam por ela”, reforçou.

A obra iniciou em janeiro do ano passado levando 20 meses para ser concluída. Para poder realizar as melhorias, o Município teve que municipalizar a avenida, já que o trecho era de responsabilidade do Governo do Estado. Em todo o trecho, foi trocada toda a pavimentação, alargada a via, feita novas calçadas e cerca de 3 mil metros de ciclovia, já que a via é bastante utilizadas por ciclistas, que utilizam o meio de transporte para trabalhar.

A revitalização nasceu do Plano Municipal de Mobilidade que planejou todas as melhorias.

Sobre a obra

A obra foi viabilizada por meio de uma parceria com a Itaipu Binacional e, ao todo, foram mais de R$ 23 milhões de investimentos, que compreende cerca de cinco mil metros de via, em uma área de 66 mil metros quadrados. A reurbanização é um incremento na mobilidade urbana de Cascavel, uma vez que, além de reduzir o tempo de percurso de veículos e dos ônibus do transporte público, devido à eliminação de gargalos de trânsito e a criação de mais faixas de rolamento.

A obra também contemplou a revitalização da Rua Guilherme Piovesan que faz binário com a Piquiri. Uma pequena revitalização já havia sido realizada pela Prefeitura ainda em 2021. Na época, a via foi revitalizada em um trecho de 1,2 km, começando pelo entroncamento com a Avenida Barão do Rio Branco até a Igreja Santo Inácio de Loyola. Neste pequeno trecho, foi instalada iluminação em led, feita a arborização, calçadas em paver, pistas alargadas e faixa de pedestres além de nova sinalização.