CONFLITO

Mundo teme que ataque dos EUA ao Irã possa desencadear a 3ª Guerra

Três locais no Irã foram atacados pelos EUA. Imagem: Reprodução CNN
Três locais no Irã foram atacados pelos EUA. Imagem: Reprodução CNN

O que mais a população mundial temia, aconteceu. Neste sábado, os Estados Unidos atacaram três bases do Irã, utilizando sua mais moderna tecnologia aérea já conhecida, os aviões de guerra B-2 Spirit, capazes de transportar bombas de grande porte, utilizadas para atacar Fordow. Neste local, foram lançadas seis bombas para destruir os bunkers concebidos sob montanhas.

Em outro ataque, foram usados 30 mísseis Tomahawk. O maior temor a partir deste ataque é a possibilidade de ser o estopim para desencadear a 3ª Guerra Mundial.

Logo após a ofensiva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento transmitido em tempo real pela maioria das emissoras de tevê do mundo. Afirmou categoricamente que, daqui em diante, haverá novos desdobramentos da guerra até então envolvendo Irã x Iraque. “Haverá paz ou uma tragédia maior para o Irã comparado ao que foi visto nos últimos dias’.

Levantamento divulgado três dias antes do ataque orquestrado pelos americanos, evidenciava o posicionamento contrário dos americanos. Apenas 25% apoiavam a entrada dos Estados Unidos no embate e 45% se opuseram.

Reações Internacionais ao Ataque

Neste domingo, o presidente do Irã, Mosoud Pezeshkian, disse que os Estados Unidos só entraram na guerra ao perceber a vulnerabilidade bélica de Israel. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, declarou que os americanos cruzaram uma linha vermelha muito grande ao bombardear as instalações iranianas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, agradeceu os Estados Unidos e parabenizou o presidente Trump. “Sua decisão ousada de atacar as instalações nucleares iranianas com a incrível e justa potência dos Estados Unidos vai mudar a história”, disse Netanyahu. Nas primeiras horas da manhã de domingo, o Irã voltou a lançar mísseis contra Israel.