Cotidiano

Monsenhor Reginei Modolo, o “Padre Zico” é ordenado bispo em celebração em Cascavel

A apresentação oficial de Dom Reginei a Arquidiocese de Curitiba será no dia 26 de março, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Monsenhor Reginei Modolo, o “Padre Zico” é ordenado bispo em celebração em Cascavel

Cascavel – Em uma celebração emocionante na Catedral Nossa Senhora Aparecida, na Arquidiocese de Cascavel no último domingo (5), a comunidade católica local e regional participou da ordenação episcopal de Dom Reginei José Modolo, também conhecido como “Padre Zico”. A Santa Missa contou com a presença de 23 bispos, mais de 70 padres e cerca de 3 mil pessoas. O mais novo bispo foi nomeado pelo Papa Francisco, em 7 de dezembro de 2022, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.

Familiares, amigos, bispos, presbíteros, diácono, religiosos, seminaristas e comunidade em geral participaram da celebração que foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Cascavel, Dom Adelar Baruffi, e concelebrada pelo Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP) e dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba.

Na ocasião, Cardeal dom Odilo Scherer, destacou a importância da celebração para a Igreja Católica, assim como, a alegria em ver a participação ativa do episcopado. “É um momento bonito, momento importante quando se é ordenado um bispo, porque se renova a transmissão daquela missão conferida aos apóstolos: a sucessão apostólica. Por isso mesmo, é importante a presença significativa de outros bispos para expressar essa união, essa corresponsabilidade dos bispos junto com o papa, pela Igreja”, completou.

Com a ordenação de Dom Reginei, o município celebra o 5º bispo cascavelense: 1º Dom José Antônio Peruzzo, 2º Dom Nélio Domingos Zortea, 3º Dom Adimir Antônio Mazali, 4º Dom Algacir Munhak. Inclusive, dom Peruzzo, bispo arquidiocesano de Curitiba, a qual Dom Reginei atuará como bispo auxiliar, também é natural de Cascavel. Dom Peruzzo, que conviveu com Dom Reginei durante a juventude, reforçou o preparo que ele possui para assumir a missão. “A cidade de Cascavel é muito fecunda para oferecer bispos para a Igreja. Eu conheço o padre Zico, foi um dos melhores alunos que eu tive, também no seminário fui o seu reitor/formador; o conheço bem. Se ele não fosse para Curitiba, com toda certeza iria para algum outro lugar, porque foi considerado pela própria Santa Sé um bom candidato”, destacou Dom Peruzzo.

Emocionado, dom Adelar Baruffi, falou sobre sua admiração pelo novo bispo. “O padre Zico deixará saudades, pois de fato ele era muito próximo da gente. Nós temos muita estima por ele, e sabíamos que a qualquer momento esse chamado viria para que ele assumisse a missão de bispo em algum lugar, e foi. Quando foi preciso ele assumiu a missão de vigário geral da Arquidiocese e não há nenhuma dúvida de que ele o fez com muito êxito e dedicação. Então, para nós, fica o muito obrigado. Nós neste dia estamos entregando um padre que é pronto para ser bispo”, finalizou.

ORDENAÇÃO EPISCOPAL

Pela ordenação episcopal, Monsenhor Reginei recebeu o terceiro grau da Ordem, sacramento que continua a missão que Jesus Cristo deu aos seus apóstolos. A Ordem compreende três graus: o episcopado (ministério dos bispos), o presbiterado (dos padres) e o diaconato (dos diáconos). Todos os graus da Ordem são conferidos por um ato sacramental chamado ordenação, sempre realizado por um bispo, que impõe as mãos sobre o ordenando e em seguida faz uma solene oração consacratória, que pede a Deus as graças do Espírito Santo para o ministério que ele vai assumir.

Na ordenação episcopal, Monsenhor Reginei foi ungido com o Óleo do Crisma e recebeu o livro dos Evangelhos, além dos símbolos do bispo: o anel, a mitra (o chapéu) e o báculo (o cajado), simbolizando a sua missão de anunciar o Evangelho, a sua fidelidade à Igreja, e a sua função de pastor do rebanho do Senhor.

Ao fim do rito, Dom Reginei José Modolo agradeceu a todos que de forma direta ou indireta contribuíram ao longo de todo seu período de formação, atuação no clero e agora, como bispo ordenado. Ele também pediu para que todos permaneçam em oração por seu ministério. “Peço orações, continuem rezando por mim. Nós sempre teremos uma garrafa de café lá em Curitiba, quando forem. Vocês já viram que terei bastante trabalho por lá, mas sempre que possível será uma alegria revê-los. Continuem trabalhando e se dedicando a essa Igreja. Dedique-se a Arquidiocese de Cascavel, pois tudo vale a pena quando a alma não é pequena. É o Reino de Deus que preenche e nos satisfaz”, disse o novo bispo, bastante emocionado.

A primeira missa de Dom Reginei, foi realizada ontem (6), em sua cidade natal, no Santuário Nossa Senhora da Salette, em Braganey. A apresentação oficial a Arquidiocese de Curitiba está confirmada para o dia 26 de março, às 10h, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na capital do estado.  (Com informações Berit Press)

+++

Conheça a trajetória do “Padre Zico”

Dom Reginei José Modolo, nasceu no dia 7 de janeiro de 1975, em Braganey (PR) e é o segundo filho de Ivo Salvador Modolo e Juzilina Luzia Modolo, tendo por irmãos Regilene, Rosana e Marcio.

Ingressou no Seminário Menor São José, de Cascavel, em 1989. Graduou-se em filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992-1995) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996-1999). Cursou master em bioética pelo Ateneo Pontificio Regina Postulorum (Roma, 2005-2007), mestrado (Roma, 2005-2007) e doutorado (Roma, 2013-2016) em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense.

A sua ordenação diaconal foi no dia 18 de fevereiro de 2000, em Ibema (PR) e a ordenação Presbiteral no dia 8 de julho de 2000, em Braganey, tendo sido ordenado por Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner.

Exerceu o diaconato e os primeiros anos de padre como vigário nas paróquias Catedral Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (2000-2004); Administrador Paroquial da Catedral Nossa Senhora Aparecida (2004-2005); Pároco da Paróquia Santa Tereza D’Ávila, em Santa Tereza do Oeste (2007-2013); Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cascavel (2016-2020); Pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida (2020-2022).

Dentre outras funções que exerceu, estão as de Administrador Diocesano (2021), Vigário Geral (2016-2021 e 2022), Ecônomo Diocesano (2008-2013), membro do Colégio de Consultores e do Conselho de presbíteros (2008-2022), Decano decanato Cascavel (2007-2009), presidente da associação do Clero e coordenador da Pastoral Presbiteral (2007-2009 e 2011-2013), coordenador do Conselho de Formadores (2017-2022). Professor de Teologia Moral (2008-2013 e 2016-2022).

Fotos: Cesar Pilater/Berit Press