Lindoeste – O Ministério da Infraestrutura, por meio do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), entregou mais nove quilômetros de pista duplicada na BR-163/PR, entre o Distrito de Santa Maria e o Município de Lindoeste. Os serviços fazem parte do contrato de duplicação e adequação de capacidade da rodovia, com investimento de mais de R$ 706 milhões e extensão de 74 quilômetros.
O trecho duplicado aberto ao tráfego vai do KM 161 ao KM 170. Foram construídos quatro retornos, sendo dois duplos e dois simples, além da implantação da terceira faixa no segmento. “O nosso compromisso é liberar cada melhoria que fazemos e não esperar a conclusão do conjunto da obra para inauguração. Dessa forma, entregamos os trechos revitalizados prontos para uso, que farão a diferença no tempo da viagem e na segurança dos motoristas”, declarou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.
A BR-163/PR está sendo duplicada em dois segmentos. O primeiro entre Cascavel e Marmelândia e o segundo, de Toledo a Marechal Cândido Rondon. A intervenção vai beneficiar um dos eixos logísticos para o escoamento da produção do Paraná e do Mato Grosso do Sul, permitindo, assim, o acesso aos portos de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC).
Na primeira fase da duplicação da rodovia, foram liberados ao tráfego 20 quilômetros duplicados, situados do KM 171 ao KM 191, entre a BR-277 e o Distrito de Santa Maria, em Santa Tereza do Oeste. Agora, a previsão para a próxima liberação é do KM 135 ao KM 141, de Capitão Leônidas Marques até Santa Lúcia.