A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel está intensificando a campanha de coleta seletiva de lixo em condomínios residenciais. A ideia é mobilizar os moradores para que façam parte desta rede ambiental e de sustentabilidade.
“Nós disponibilizamos bolsas de ráfia e big bags para os condomínios e toda a estrutura para coleta. Além disso, nossa equipe de educação ambiental faz trabalho com vídeos, materiais educativos e panfletos e participa das reuniões de condomínio para informar sobre o processo”, explicou Indialara Rossa, coordenadora do setor de educação ambiental.
Com esta campanha de conscientização, a Sema pretende aumentar a quantidade de materiais recicláveis disponibilizados para as cooperativas de catadores. Desta forma, com a adesão de todos os moradores do condomínio, nós conseguimos diminuir a quantidade lixo disponibilizado para a coleta urbana, aumentamos a vida útil do nosso aterro sanitário e e aumentamos a produção de material reciclável nos Ecopontos, o que garante o sustento e uma boa renda para as famílias envolvidas”, disse Wagner Rosseto, síndico do condomínio Boungavillea, um dos que aderiu à parceria.
O Aposentado José Carlos de Souza, mora em um condomínio com 46 casas, no bairro Cascavel Velho. Ele tomou conhecimento do programa da Secretaria de Meio Ambiente, foi em busca de informações e apresentou a ideia para os vizinhos, que aderiram. Agora, todo o lixo reciclável do condomínio é coletado por uma cooperativa e levado para o processamento no Ecoponto instalado no Bairro. “Isso é bom, porque com o Ecoponto aqui perto, no bairro, todo o material reciclável vai para para as famílias de catadores e isso beneficia a todos nós”.
“Precisamos que mais condomínios entrem nesta parceria. Quanto mais gente fazendo a coleta seletiva, maior será o impacto ambiental e a renda das famílias que vivem da atividade”, disse o motorista, Carlos Daniel Pedroso.
Ecopontos
Em Cascavel, cinco ecopontos foram construídos para melhorar o recebimento, processamento e comercialização do lixo reciclável. As unidades do bairro Cascavel Velho, Santa cruz, Melissa, Brasília, e Quebec, já estão operando. “Este último já está recebendo materiais recicláveis, mas ainda não foi inaugurado. Ainda assim, famílias de catadores estão trabalhando no espaço que conta com maquinários novos e toda a estrutura necessária para alimentação e higiene”, explicou Keila Kochem, engenheira ambiental da Sema que completou dizendo que “ a parceria com os condomínios é essencial porque são geradores de grande quantidade de resíduos, uma vez que concentram muitas pessoas em um só lugar”.
Para obter mais informações sobre a campanha, os síndicos interessado podem entrar em contato com Secretaria de Meio Ambiente pelo número (45) 3223 6635.