Cotidiano

Maior churrasco do mundo marca mais um Dia do Trabalhador

Celso Dias
Celso Dias

17 toneladas de carne assando dedes as primeiras horas dia no “fogo de chão”. Só de imaginar e lembrar do “cheiro de churrasco”, a boca saliva! Este é o cenário neste feriado de 1º de maio, dia em que se comemora o Dia do Trabalhador, e que será realizada mais uma edição de umas das festas mais tradicionais de Cascavel: a 56ª Festa do Trabalhador e 27ª Festa do Costelão, na sede do Seminário São José Operário. A expectativa é de reunir mais de 25 mil pessoas no evento.

Segundo a organização, neste ano serão assados cerca de 600 costelões, somando as cerca de 17 toneladas de carne. Cada costelão serve, em média, 22 adultos. Além disso, terá ainda mais 3 toneladas de costelinha, que serve em média 4 pessoas, cada unidade. Para assar esta grande quantidade de carne bovina que foi cortada, espetada e salgada ontem (30), são necessários aproximadamente 65 metros cúbicos de lenha. Até a hora de “entrar no fogo”, toda carne foi armazenada em caminhões com câmara fria.

De acordo com o voluntário, Roberto Panizio, esta festa torna Cascavel a cidade com o maior churrasco com “costelão fogo de chão” do Brasil, sendo que a maior parte da carne tem origem no Mato Grosso do Sul.

Desde 1966

Neste ano, o evento completa 27 anos, porém, antes da tradição do coestão, o Dia do Trabalhador já era especial para o seminário São José. Com São José Operário como padroeiro, o seminário celebra o dia desde 1966, completando 56 anos de tradição na celebração religiosa. A data coincide com o Dia do Trabalhador, já que o santo católico é considerado o protetor dos trabalhadores.

Assim como nos anos anteriores, os preparativos para o evento iniciaram muito antes, em outubro do ano passado. “Tudo requer muita organização. Precisamos nos antecipar quanto aos apoiadores, análise de custos, diálogo com voluntários, além de toda a questão legal que envolve ofícios para as autoridades. Tudo é preparado para que o que o dia 1º seja de muita alegria, diversão em família e amigos, e sem preocupações”, conclui Panizio. Ao todo, a festa conta com cerca de mil voluntários.

Objetivos principais

O reitor do seminário, padre Marcos Pires, lembrou que toda essa movimentação tem três objetivos principais. “A finalidade principal é celebrar São José. Além disso, vemos como um momento muito importante de vivência em comunidade, já que reúne tantas pessoas para se confraternizarem. Além do mais, também precisamos angariar recursos para sustentação do seminário no decorrer do ano que possui muitas despesas ordinárias e extraordinárias, como manutenções prediais”.

Fogo na lenha

Durante a madrugada desta quarta-feira (1º), os costelões foram posicionados e a partir das 3h30 e às 6h, o “fogo de chão” será acesso para iniciar todo processo para assar, para que o grande churrasco, o maior do Brasil, fique pronto por volta das 11h15. A partir das 11h30, começa o “drive thru”. Também haverá costelões disponíveis para compra na hora, bem como os acompanhamentos. Além do arroz e maionese, a comunidade também poderá adquirir mandioca, saladas, cucas, farofa e outros produtos. Quem quiser almoçar no local, terá um espaço disponível com mesas e cadeiras ao custo de R$ 60,00 o buffet livre.